Polícia Penal do Paraná promove Projeto de Leitura com "A Cor Púrpura" em Maringá 18/06/2024 - 16:23

A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) deu continuidade ao seu Projeto de Leitura neste ano, envolvendo 19 pessoas privadas de liberdade na leitura da obra "A Cor Púrpura", de Alice Walker. O projeto, iniciado em 25 de março e com término previsto para 5 de agosto, é realizado semestralmente em todas as regionais, com os apenados lendo diversos livros.

O evento de abertura, realizado no dia 13 de junho, contou com uma roda de debate sobre a obra, reunindo 15 apenados para discutir temas como vínculo familiar, racismo e abuso contra a mulher. Os participantes foram divididos em três grupos, que apresentaram suas percepções do livro, enriquecendo o debate com diferentes pontos de vista.

O Projeto de Leitura não apenas promove educação, reflexão e reintegração social, mas também contribui para a remição de pena dos participantes. Conforme a Recomendação nº 44 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a leitura e a elaboração de resenhas permitem que pessoas privadas de liberdade utilizem o tempo de reclusão para adquirir conhecimentos e habilidades.

Isabel Cristina Domingues Soares, chefe do Núcleo Regional de Educação, elogiou o tratamento humanizado da PEM: "É gratificante ver um tratamento penal tão humanizado e assertivo aqui na unidade. O respeito e a dignidade com que os servidores tratam os custodiados e visitantes são exemplares e refletem diretamente nos resultados positivos que estamos presenciando."

O diretor da PEM, Rafael Alberto Kawanishi, destacou o envolvimento dos custodiados nas atividades educativas e laborais: “Atualmente, a PEM possui 502 pessoas privadas de liberdade, mas temos 340 deles implantados em canteiros de trabalho e 208 em atividades laborais. Isso evidencia que alguns apenados estão inseridos em mais de uma atividade, demonstrando o engajamento e a determinação deles".

Sueli Aparecida Alves do Nascimento, pedagoga da unidade, enfatizou a importância do comprometimento dos apenados: "Parabenizo a Polícia Penal pela excelente escolha da obra para este projeto. 'A Cor Púrpura' é uma leitura que nos desafia a refletir sobre temas profundos e importantes. Quero enfatizar que o comprometimento de vocês, pessoas privadas de liberdade, com as atividades pedagógicas é crucial para o sucesso do nosso trabalho aqui. Contem com o suporte de uma equipe multidisciplinar e a colaboração entre os diversos setores da penitenciária."

O Projeto de Leitura, ao possibilitar discussões ricas e educativas, reforça o compromisso da Polícia Penal do Paraná com a ressocialização e o desenvolvimento pessoal dos apenados.