Polícia Penal do Paraná participa do I Fórum Municipal de Saúde no Sistema Prisional, em Ponta Grossa 19/06/2024 - 17:07

Nesta quarta-feira (19), acontece o I Fórum Municipal de Saúde no Sistema Prisional, promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela 3ª Regional de Saúde Estadual, em parceria com a Polícia Penal do Paraná (PPPR). O evento marca oficialmente a adesão das Penitenciárias Estaduais de Ponta Grossa I e II à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade (PNAISP).

O fórum reuniu profissionais de saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir e traçar planos para o aprimoramento no atendimento de saúde às pessoas privadas de liberdade da região.

A programação do fórum conta com palestras de servidores da Polícia Penal, como a enfermeira Elisângela Cason Erlich e a psicóloga Renata da Rocha Frota, que atuam no sistema prisional há mais de 15 anos. Ambas abordam questões fundamentais sobre o tema, como a promoção da saúde mental e a gestão de enfermidades crônicas dentro do ambiente prisional.

A assistente social da Atenção Primária Municipal, Sherryl Nunes, destaca que a realização do fórum é fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde da população privada de liberdade: “Essa política visa garantir o acesso universal e igualitário à saúde para indivíduos privados de liberdade, oportunizando ações de prevenção, promoção, assistência e vigilância em saúde”, conclui.

Segundo o diretor regional de Ponta Grossa da Polícia Penal do Paraná (PPPR), William Ribas, os desafios enfrentados pela gestão prisional, como a necessidade de políticas públicas eficazes e recursos adequados, são primordiais para assegurar um ambiente de saúde adequado dentro das prisões.

"A realização deste fórum é um marco significativo para nossa região, estamos reunindo esforços e conhecimentos para enfrentar os desafios complexos da saúde no sistema prisional. É fundamental que trabalhemos em conjunto, integrando saúde, segurança e políticas sociais para proporcionar condições dignas e humanizadas às pessoas privadas de liberdade”, ressalta Ribas.

Ao final do fórum, foram definidos planos concretos para implementar melhorias nos serviços de saúde no sistema prisional de Ponta Grossa. O foco das ações estará não apenas no tratamento das condições existentes, mas também na prevenção de doenças e promoção do bem-estar entre as pessoas privadas de liberdade.