Polícia Penal do Paraná participa da Operação Centro Seguro em Curitiba 17/02/2025 - 17:14
A cidade de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (17), o lançamento da Operação Centro Seguro, uma iniciativa integrada entre as forças de segurança do Estado e do município. O evento aconteceu no Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. A operação faz parte do projeto de redesenvolvimento do Centro da capital paranaense e tem como objetivo reforçar a segurança pública na região.
A iniciativa visa intensificar as ações das Polícias Militar, Civil e Penal, além da Guarda Municipal de Curitiba e da Fundação de Ação Social (FAS). As equipes atuarão de forma integrada no combate à criminalidade, promovendo ações preventivas e repressivas por meio de patrulhamento ostensivo, investigações, bloqueios de trânsito, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas, bem como acolhimento social às pessoas em situação de rua.
A região central de Curitiba tem registrado um aumento significativo nos índices de furtos, roubos e tráfico de drogas, conforme dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública (CAPE/SESP). Diante desse cenário, a Operação Centro Seguro busca potencializar as ações ostensivas para coibir a prática de crimes e garantir maior sensação de segurança para a população.
“É um momento importante de integração entre o município e o Estado. Essa é uma fase do processo de revitalização da área central e essa operação integrada vem somar com todos os esforços de policiamento ostensivo e de mudança de cultura”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) desempenhará um papel fundamental na operação, participando com suas unidades especializadas e efetivo regular. Entre as atividades previstas, está o monitoramento de indivíduos com tornozeleira eletrônica, além da utilização de um veículo de monitoramento e drones para apoio operacional. A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) será responsável pelo levantamento de informações para suporte às equipes policiais, identificando monitorados com mandado de prisão expedido e fiscalizando o cumprimento das regras judiciais.
Em declaração sobre a participação da PPPR na operação, a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre, destacou a importância da atuação integrada: “A Polícia Penal do Paraná reforça seu compromisso com a segurança da população curitibana ao atuar de forma estratégica na Operação Centro Seguro. A tecnologia e a expertise de nossa equipe contribuirão para a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública”.
Entre as medidas operacionais previstas, estão sobrevoos com drones equipados com câmeras de visão termal, que permitirão monitoramento em tempo real de pessoas em fuga ou em locais de difícil acesso. A Diretoria de Operações Aéreas (DOA) atuará em conjunto com a unidade móvel da DME, prestando apoio às equipes em solo conforme necessidade.
Além disso, serão implementados mais de 10 pontos de bloqueio na área central da cidade, distribuídos estrategicamente entre as forças de segurança. Em casos de abordagem a indivíduos com mandado de prisão vigente, a Polícia Penal poderá assumir a custódia imediata, condicionada à apresentação do Boletim de Ocorrência Unificado (B.O.U.), e encaminhar os detidos à Cadeia Pública de Curitiba.
“É de grande importância essa integração entre todas as forças, cada um com a sua finalidade e a Polícia Penal do Paraná participando efetivamente destas ações com nossa Divisão de Monitoração Eletrônica e também na custódia de eventuais prisões em cumprimentos a mandados expedidos pela Justiça”, destacou o diretor de segurança penitenciária da PPPR, Marcos de Paula.
Com a integração entre as instituições e o reforço nas ações de segurança, a Operação Centro Seguro busca reduzir a criminalidade na região central da capital e proporcionar um ambiente mais seguro para moradores, comerciantes e visitantes.