Polícia Penal do Paraná inaugura ala especial de atendimento a pessoas privadas de liberdade em parceria com hospital de Guarapuava 09/08/2024 - 17:15
Na manhã desta sexta-feira (09), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, inauguraram a Ala Juliandrei dos Santos, um espaço especialmente destinado ao atendimento de pessoas privadas de liberdade que necessitam de internação hospitalar.
A nova ala é fruto da colaboração entre as duas instituições e atenderá pacientes de Guarapuava e outros nove municípios da região. O espaço, anteriormente desocupado, foi revitalizado por meio de mão de obra prisional, utilizando recursos provenientes de doações da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Assim, o projeto não demandou qualquer impacto na retirada de vagas do hospital ou no uso de recursos públicos.
O Hospital Santa Tereza segue ampliando suas revitalizações com o uso de mão de obra prisional, com o total de 15 trabalhadores já integrados neste convênio. Os apenados que participam da obra estão sob a custódia da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG) e Cadeia Pública de Guarapuava (CPG). Eles recebem, conforme a Lei de Execução Penal (LEP), remição de pena e remuneração.
Segundo dados levantados pela Polícia Penal do Paraná, somente neste ano, foram realizados 108 atendimentos hospitalares a pessoas privadas de liberdade na regional administrativa de Guarapuava da PPPR, dos quais 25 resultaram em internamentos, somando 120 dias de permanência em unidades hospitalares.
“A criação da ala ambulatorial para pessoas privadas de liberdade atende a uma necessidade cada vez mais urgente, como percebemos pelos dados demonstrativos. Não apenas para assegurar um atendimento médico adequado, mas também para garantir a segurança da comunidade, dos apenados e dos policiais penais responsáveis por sua custódia”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.
O diretor regional de Guarapuava da PPPR, Marlon Rafael Picioni, enfatiza que a criação desse espaço é uma solução logística, mas também uma prova de como a união de esforços pode resultar em ações que promovem a dignidade humana e o respeito aos direitos fundamentais. “Tenho a plena confiança de que essa parceria estabelecida entre o Hospital e a Polícia Penal continuará sendo uma referência em excelência no atendimento à saúde, sempre com foco na inclusão e no cuidado humanizado”.
O diretor executivo e de planejamento do Hospital Santa Tereza, Marlon Madjer Malassa, ressalta que a parceria entre as instituições é um projeto de amplos benefícios para a comunidade, a população carcerária, a segurança pública e o hospital.
“A ideia dessa parceria garante um tratamento digno e adequado aos apenados, mas também promove uma oportunidade de trabalho e capacitação a eles, além da eficiência operacional e sustentabilidade financeira do hospital. É uma satisfação realizar este projeto inovador de resgate social. Este esforço conjunto reafirma o compromisso com a saúde pública e a segurança, assegurando que todos tenham acesso ao atendimento necessário de maneira digna e segura”.
ALA JULIANDREI – A nova ala de atendimento a pessoas privadas de liberdade do Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, recebe o nome de um policial penal falecido, prestando homenagem ao profissional que dedicou sua vida ao serviço público, reconhecendo sua contribuição e legado. O espaço proporcionará um ambiente seguro e humanizado para o tratamento de apenados, atendendo de forma especializada e minimizando riscos.