Polícia Penal do Paraná e Ceebja Helena Kolody inauguram novos espaços educacionais em Foz do Iguaçu 27/02/2025 - 16:27

Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, inaugurou em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, novos espaços educacionais em duas unidades penais: a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II) e a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP). São três salas de aula e biblioteca na PFF-UP e quatro salas de aula na PEF II.
As obras foram custeadas com recursos da PPPR e do Programa “Escola Mais Bonita”, este gerenciado pelo Ceebja Helena Kolody. A parceria contou com mão de obra própria das pessoas privadas de liberdade e implantadas em canteiros de trabalho das unidades contempladas.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração importantes autoridades do Poder Judiciário local: o representante da Casa Civil em Foz do Iguaçu, Sr. Márcio Moreira; o diretor da Divisão de Tratamento Penal, Diego Piotrowski Machado, acompanhado da pedagoga Irecilze Drongek; o diretor da Divisão de Produção e Desenvolvimento, Boanerges Silvestre Boeno Filho, além do coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, e dos diretores das unidades penais da regional de Foz do Iguaçu, e do diretor do Ceebja Helena Kolody, o professor Djalma Machado da Cruz.
Os espaços inaugurados fazem parte de um Plano de Trabalho construído pelo Ceebja Helena Kolody em parceria com a PPPR, que a partir do ano de 2021 adotaram uma modalidade pioneira de gestão baseada na horizontalidade do atendimento educacional, cujo objetivo é ampliar sistematicamente o ensino regular ofertado, bem como a participação de pessoas privadas de liberdade em exames nacionais e estaduais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), por exemplo. A preparação dos alunos para estes exames, concomitante ao ensino regular fomentam a conclusão dos estudos das pessoas privadas de liberdade. A nova metodologia garantiu um aumento exponencial de pessoas em privação de liberdade estudando, passando de 350 antes de 2021 para mais de 1200 matriculados atualmente.
“Inaugurações de novos espaços são provas do compromisso da Polícia Penal do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação (SEED) com a assistência educacional, a qualificação e o tratamento penal”, frisa o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.
Na mesma linha, o diretor do Ceebja Helena Kolody, o professor Djalma Machado da Cruz destaca a importância da melhoria estrutural dos espaços: “Essas melhorias reforçam o compromisso do Ceebja Helena Kolody com a educação como ferramenta essencial para a ressocialização e reintegração das pessoas privadas de liberdade. Seguiremos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os custodiados nesta regional tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.
Somente a estrutura por si só não garante o sucesso das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ceebja Helena Kolody e pela PPPR. A educação oferecida nos estabelecimentos prisionais é elaborada por professores e pedagogos em planos de trabalhos específicos, que levam em conta a realidade do público atendido para que, além dos conceitos e disciplinas ministrados, a ressignificação dos valores éticos e morais e a conscientização sobre os próprios atos são constantemente trabalhados no processo de ensino e aprendizagem.