Polícia Penal do Paraná certifica 12 policiais penais com o Curso de Escolta Prisional 20/03/2023 - 13:41

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), ministrou, entre os dias 06 e 10 de março, o Curso de Nivelamento em Escolta Prisional, capacitando 12 policiais penais.

O treinamento teve duração de 50 horas-aula, buscando a padronização de técnicas e doutrinas aplicadas à rotina operacional do Setor de Escolta Prisional (SEP). O objetivo do nivelamento foi treinar e desenvolver o potencial humano do policial penal, capacitando-o para executar missões dentro dos parâmetros legais, garantindo também a segurança de todos os envolvidos.

A capacitação foi aplicada pela equipe da Divisão de Operações de Segurança (DOS) da PPPR, que orientou questões específicas do trabalho de escolta, como condução de viatura policial (comboio) e orientação de procedimentos com as pessoas privadas de liberdade. Os policiais militares do 29° Batalhão da Polícia Militar (BPM) também instruíram os alunos, nas questões de abordagem policial, conduta de patrulhamento, armamento e tiro.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, afirma que desde que o departamento assumiu integralmente os trabalhos de escolta prisional, que anteriormente era uma atribuição da PM, há um grande investimento em qualificação dos policiais penais que hoje trabalham nesta área.

“O treinamento constante dos operadores de escolta é primordial para manter a excelência das ações de guarda prisional, pois ocorrem todos os dias em diferentes unidades para transferência de apenados. Por isso, precisamos de policiais qualificados para fortalecer o trabalho da Polícia Penal a cada dia”, complementa.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS), Sidnei de Souza Geraldino, explica que o curso é aplicado a policiais penais que já atuam no Setor de Escolta Prisional e possuem referências básicas de treinamento anteriores, que foca no nivelamento de todos os operadores.

“O curso de nivelamento de escolta prisional é mais uma ação que fortalece a segurança pública e o elo entre as forças de segurança do Paraná. Isso com certeza traz ganhos e benefícios muito importantes para a sociedade”, afirma Sidnei.

“Os nossos policiais estão envolvidos em uma rotina constante de deslocamentos externos a fim de cumprir atendimentos médico-hospitalares, demandas judiciais e transferências entre unidades. Essas atividades nos colocam em contato direto com o público, e exigem conduta apropriada, pois nosso setor é a imagem da Polícia Penal perante o Poder Judiciário e a sociedade”, ressalta o chefe do Setor de Escolta Prisional, Diego Poli.

A cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão do Curso de Nivelamento em Escolta Prisional, realizada nesta segunda-feira (13), contou com a presença do subcomandante do 29°BPM Cap. QOPM, Paulo Fernando Pires Ribeiro, o comandante da 1ª Companhia do 29°BPM Cap. QOPM, Antonio Carlos dos Santos e o Chefe da Divisão de Operações de segurança, Sidnei Geraldino, além da chefia do Setor de Escolta Prisional, Diego Polli e Jurandir Batista, e os instrutores do 29°BPM e SEP/DEPPEN.

GALERIA DE IMAGENS