Polícia Penal compartilha rotinas de escolta no trânsito em podcast do Detran Paraná 22/07/2024 - 15:53

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou do Podcast Detran Educa, uma iniciativa desenvolvida pela Escola Pública de Trânsito do Detran Paraná. O projeto tem o objetivo de abordar toda e qualquer questão relacionada ao trânsito, visando mobilizar a sociedade no quesito segurança e qualidade de vida neste ambiente.

Após a transição do departamento penitenciário para uma força policial, através da Emenda Constitucional nº 104 que instituiu a Polícia Penal, os servidores obtiveram novas atribuições. Entre elas, está a escolta prisional, um trabalho realizado para conduzir pessoas privadas de liberdade que precisam de deslocamento para participar de audiências, julgamentos, atendimentos médicos ou transferências de unidades penais.

“A função de escolta prisional exige extrema responsabilidade com os passageiros e toda a população que faz parte do trânsito. Por isso, instituímos o Setor de Escolta Prisional logo após a criação da PPPR e proporcionamos treinamentos aos servidores, visando o preparo de profissionais da segurança pública em questões relacionadas à direção defensiva e prerrogativas do veículo de emergência.”, explica o diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini.

Representando a Polícia Penal do Paraná, o policial Adriano Domingos Ferreira foi convidado a participar de dois episódios do Podcast Detran Educa. Há 21 anos na instituição e com uma vasta experiência nas atribuições da categoria, ele fez parte do início do grupo operacional de escolta e, atualmente, também é instrutor da disciplina pela Escola Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen).

“A escolta prisional é uma atribuição relativamente nova aos policiais penais, assim como a própria nomenclatura policial. Sendo assim, é de suma importância termos parcerias com outros órgãos públicos que podem nos ajudar a fazer com que mais cidadãos conheçam sobre nossa atuação dentro e, principalmente, fora dos presídios. Isso traz não só um reconhecimento da Polícia Penal, mas também segurança a todos que estão dentro das viaturas ou em suas rotinas nas vias de trânsito”, destaca Adriano Ferreira.

Segundo a apresentadora do Podcast Detran Educa, Karine D' Karla Berber Corrêa, estimular o cuidado das pessoas sobre segurança no trânsito não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário mobilizar a união de diferentes segmentos para reduzir mortes e acidentes: “A Polícia Penal, notadamente por seu trabalho de excelência em gestão do sistema penitenciário, possui visibilidade na via pública, com algumas peculiaridades em seus deslocamentos. Conhecer esses aspectos e divulgá-los também contribui para que a população agregue mais responsabilidade e saiba como se portar quando essa Instituição exerce seu papel”, justifica.

ONDE ASSISTIR – O episódio já está disponível no canal do Youtube do Detran Educa. Confira clicando aqui.

GALERIA DE IMAGENS