Polícia Penal arrecada 290 kg de ração para cães abandonados em ação solidária, em Cascavel 10/06/2024 - 12:35

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio de sua Regional Administrativa em Cascavel e em parceria com a Luvine Agropet, organizou uma ação social que arrecadou 290 kg de ração para cães. O evento aconteceu no último sábado (8), em Cascavel, e contou com a participação de várias pessoas, além de uma palestra sobre abandono e maus-tratos de animais direcionada às crianças.

O diretor regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que o objetivo da campanha de inverno foi trocar roupas para pets, produzidas com resíduos têxteis, por alimentos para animais resgatados em situação de abandono. “Foram quase 120 peças de roupas para pets confeccionadas com retalhos de tecidos que iriam para o lixo. Por meio de um projeto social dentro da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), esses retalhos se transformam em itens destinados a organizações não governamentais (ONGs). A campanha visou trocar essas roupas por ração, que será destinada a quem realiza o trabalho de resgate e cuidados com animais em situação de rua”, destaca.

As roupas para pets são feitas no setor de costura da unidade prisional, o mesmo local onde funciona o Projeto Pipoca, que produz diversos itens para pets em prol de animais resgatados, em parceria com a ONG Latidos do Bem.

Durante o evento, além da arrecadação de ração, os policiais penais, Álvaro Alegrette e Patrícia de Melo, realizaram uma palestra de conscientização sobre maus-tratos, adoção responsável e o funcionamento do projeto, para cerca de 30 crianças presentes. Houve também a distribuição de capivarinhas de pelúcia, produzidas pelo mesmo projeto que recicla resíduos têxteis, além de pipoca, doces e muitas fotos em uma das viaturas da PPPR, exposta para o público.

Neide dos Santos Defendi, empresária e parceira da ação, destacou a importância de apoiar campanhas como esta. “Sou protetora e também resgato animais em situação de abandono. Isso tudo é uma sementinha que estamos plantando com o intuito de ajudar quem precisa e faz um trabalho importante na sociedade. Participar de campanhas que visam modificar a realidade em que vivemos faz parte de uma atitude que ficará na memória de quem esteve presente neste dia”, afirma.

Os 290 quilos de ração arrecadados serão destinados à ONG Latidos do Bem e para alimentar animais abandonados nas unidades prisionais da região. Luciana Braga, presidente da ONG, enfatizou a importância da ajuda recebida. “Foi um trabalho lindo realizado entre esses parceiros. Sem dúvidas, vai nos ajudar muito, vai alimentar muitas vidas resgatadas das ruas da cidade. Somos gratos por essa ação e pelas parcerias”, finaliza.

Remição de Pena - Atualmente, 10 pessoas privadas de liberdade trabalham no setor de costura da PIMP-UP. Além de aprenderem uma profissão, os custodiados são beneficiados com a remição de pena. A cada três dias de trabalho, um é descontado do tempo total da condenação.