Penitenciárias recebem doação de 7,5 mil livros para o projeto de remição pela leitura 24/11/2015 - 08:38

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) recebeu 7,5 mil livros de literatura, doados pelo Portal Marcelo Almeida Cultura (MAC), para o projeto de Remição de Pena pela Leitura. São mais de 40 títulos, todos livros novos, como “Máscaras e Codinomes”, de José Carlos Oliveira, “As Madonas de Leningrado”, de Debra Dean, “Cidades Mortas”, de Mike Davies e “Ganhei mais vida”, de Joel de Rosnay, que serão distribuídos nas unidades penais de todo o Paraná que participam do projeto.

Criado em 2012, o projeto de leitura contribui na ampliação de visão de mundo das pessoas privadas de liberdade, por meio de livros que possam trazer um conteúdo edificante, histórias que instiguem a reflexão e provoquem mudanças de pensamento no leitor.

A entrega simbólica dos livros aconteceu na última quinta-feira (19), na sede do Depen, em Curitiba. Marcelo Almeida, proprietário do Portal MAC, entregou um dos kits que será distribuído nas unidades, para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura. “A remição pela leitura parecia uma coisa impossível quando foi idealizada, transformou-se em lei e hoje nós temos todo um sistema funcionando em torno desse projeto”, afirma Cartaxo.

Segundo ele, essa doação expressiva de livros vai contribuir para aumentar o índice de participação no projeto, que atualmente é de 15% do total de presos no Estado. "Essa doação irá proporcionar que todas as unidades tenham, pelo menos, de 250 a 300 livros disponíveis em suas bibliotecas e isso vai fazer a diferença. A ressocialização do preso certamente passa pelo livro", enfatiza o diretor.

DIÁLOGO – Almeida também visitou o Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e entregou exemplares na Penitenciária Estadual de Piraquara 2, onde conversou com presos que participam do projeto de remição.

Esse é a segunda doação de livros feita por Almeida, que já havia doado mais de 800 títulos para as penitenciárias. "Eu fiquei perplexo e impressionado com a remição de pena pela leitura, uma ideia do sistema que virou lei e hoje é uma verdade. Eu conheço o potencial do livro, a leitura faz a gente viajar, mudar o comportamento, ser menos medíocre, ter visão de águia, entender a adversidade dos outros, o que é o preconceito, ou seja, pode mudar a cabeça de um detento", opina.

Almeida falou ainda do legado que o projeto deixará para essas pessoas privadas de liberdade. "Sei que esse cidadão que está preso e aprendeu a ler, a hora que ele for para as ruas, jamais deixará os livros. E pode sim, o livro ser um tópico na ressocialização desse sujeito com o mundo", complementa.

FORTALECIMENTO - A professora Agda Cristina Ultchak, integrante da equipe responsável pela Remição de Pena através da Leitura, diz que esta doação de livros fortalece o programa e diversifica o acervo existente, trazendo mais possibilidade de leitura. "O rodízio de livros dentro das unidades penais é constante, devido ao manuseio contínuo e o consequente desgaste natural do tempo e do uso. Desta forma, as campanhas de doações são permanentes e necessárias", conta. Segunda ela, a doação desta quantidade de livros novos é inédita no sistema penitenciário.

PROJETO – Todos os internos presos alfabetizados das unidades penais do Paraná podem participar do projeto, do qual o Paraná é pioneiro. Já são mais de 20 mil obras literárias lidas pelos detentos no Estado e que foram contabilizadas para remição da pena, desde que o projeto foi instituído, pela lei estadual nº 17.329/2012.

No início de cada mês, o preso interessado escolhe um livro na biblioteca da unidade penal, de acordo com seu nível de conhecimento. Até o dia 20, ele faz a leitura da obra, tendo até o dia 30 para produzir o relatório de leitura ou resenha, em momentos para escrita e reescrita do texto, com orientação de professores.

Observando o nível de escolarização de cada um, o preso deverá elaborar um relatório de leitura ou resenha, individualmente e na presença de professor designado para este fim. A produção é avaliada e são aprovados aqueles que tiverem nota igual ou superior a 6.

A cada livro lido e material produzido aprovado, é expedido relatório de atividade de estudo pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) do estabelecimento penal, computando o equivalente a quatro dias de remição de pena por estudo, através da leitura.

A iniciativa paranaense do Projeto de Remição pela Leitura recebeu o Prêmio Estadual Selo ODM (Objetivos do Milênio) Paraná 2013 e o Prêmio Nacional de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).