Penitenciárias femininas participam de campanha contra tráfico de pessoas 29/07/2016 - 19:20

Ações de conscientização e combate ao tráfico de pessoas foram tema de debate nas três unidades femininas do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) localizadas em Curitiba e Região Metropolitana. As atividades fazem parte da terceira Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Coração Azul, organizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. 

Presas da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), Presídio Central Estadual Feminino (PCEF) e o Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (Craf) receberam palestras informativas sobre como identificar e prevenir o crime de tráfico de pessoas. 

"É importantíssimo trabalhar a questão com essas mulheres que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade e podem vir a ser assediadas nesse sentido ou vivenciar essa questão com alguém próximo", afirma a diretora do Craf, Catarina Dinalva de Jesus Lara.

A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico, Sílvia Cristina Xavier, ressaltou que as informações passadas têm que ser divulgadas, pois todos estão vulneráveis a um crime tão velado e as mulheres são as principais vítimas.

R. M. P., 40 anos, presa no CRAF há quatro meses, conta que presenciou um caso. "Uma amiga queria ser modelo e acabou sendo enganada. É importante todo mundo ficar ciente, porque essas coisas acontecem do lado da gente e muitas vezes não sabemos como agir", opina a detenta. 

Participaram ainda das ações as ONGs Jocum e Rede um Grito pela Vida e o Conselho Penitenciário.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Em Foz do Iguaçu, a servidora do Depen, Evily Rafagnin, esteve presente no terceiro Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, representando a Comissão Permanente para Formulação, Implantação e Implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Mulher Presa e Egressa do Sistema Penal do Estado do Paraná (Peame).

"Este é um assunto visível no sistema penitenciário, principalmente em unidades femininas. Acredito que um dos primeiros passos para o enfrentamento contra o tráfico de pessoas é a conscientização", afirma Evily.

GALERIA DE IMAGENS