Penitenciárias do Paraná recebem doação de 3 mil livros de literatura 27/04/2016 - 17:34

Penitenciárias do Paraná receberam, durante este mês, a doação de 3 mil livros de literatura. As obras, doadas pela editora Aymará, serão distribuídas para 33 unidades penais do Estado, para serem utilizadas no projeto de remição pela leitura.

Criado em 2012, o projeto tem como objetivo ampliar a visão de mundo, por meio de livros que tragam conteúdos e histórias que instiguem a reflexão do leitor. Entre as obras doadas estão "Quem inventou Deus?", de Domingos Pellegrini; "O cobrador que lia Heidegger", de Samir Thomaz; "Bichos, plantas e seus parentes", de Luiz Eduardo Cheida, e "Um camponês na capital", de Miguel Sanches.

Para o chefe da divisão de educação e produção do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), Boanerges Silvestre Boeno Filho, o projeto amplia a capacidade de atendimento ao preso. “É uma maneira de contemplar aquele preso que não está estudando ou implantado em canteiro de trabalho, com uma atividade educacional que busca provocar mudanças em seus pensamentos e entendimento sobre a vida”, explica.

Provocar mudanças é justamente a intenção da editora Aymará, de acordo com o representante da empresa, Fabio Lucho. “Buscamos contribuir com doações de bons livros para proporcionar aos detentos momentos de aquisição de conhecimento e reflexão, despertando no contexto prisional um ambiente de harmonia”, afirma.

PROJETO – Todos os presos alfabetizados das unidades penais do Estado podem participar do projeto, do qual o Paraná é pioneiro. Já são mais de 20 mil obras literárias lidas e que foram contabilizadas para remição da pena, desde que o projeto foi instituído, pela lei estadual nº 17.329/2012.

No início de cada mês, o preso escolhe um livro na biblioteca da unidade penal, de acordo com seu nível de conhecimento. Até o dia 20, ele faz a leitura da obra, tendo até o dia 30 para produzir o relatório de leitura ou resenha, em momentos para escrita e reescrita do texto, com orientação de professores da rede estadual de ensino. A produção é avaliada e são aprovados aqueles que tiverem nota igual ou superior a 6.

A cada livro lido e material produzido aprovado, é expedido relatório de atividade de estudo pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) do estabelecimento penal, computando o equivalente a quatro dias de remição da pena por estudo, através da leitura.

A iniciativa paranaense do Projeto de Remição pela Leitura recebeu o Prêmio Estadual Selo ODM (Objetivos do Milênio) Paraná 2013 e o Prêmio Nacional de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

DOAÇÕES - A campanha de doação para o projeto de remição pela leitura é permanente. São aceitos livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance e outros gêneros, com exceção de livros didáticos, enciclopédias e revistas. Os livros devem ser entregues diretamente nas unidades penais ou, ainda, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (sala do Núcleo de Comunicação – Rua Deputado Mario de Barros, 1.290 – 4º andar – Centro Cívico – Curitiba).