Penitenciária de Cruzeiro do Oeste realiza 1º Campeonato de Futsal 20/11/2015 - 15:03

Neste mês, a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) - unidade de regime fechado do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) - realiza o 1º Campeonato de Futebol de Salão da unidade, em conjunto com Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professor João da Luz.

Com a participação de 80% da massa carcerária, o campeonato tem como objetivo principal proporcionar aos presos a disciplina, por meio do cumprimento de regras, organização e cooperação que fazem parte do esporte. As atividades acontecem durante as aulas de Educação Física.

“O esporte proporciona a conscientização dos princípios de respeito utilizando o futsal como instrumento pedagógico de valorização ética e moral”, enfatiza o professor que ministra as aulas, Renato de Oliveira.

De acordo com o diretor da Peco, Arnobe Lemes dos Reis, as atividades são desenvolvidas para estabelecer um clima de harmonia e descontração entre os presos, principalmente neste período do ano, próximo do Natal. “A realização dessa atividade só foi possível graças ao empenho de cada setor, inclusive o bom comportamento apresentado pelos presos, um dos critérios para a autorização do campeonato", afirma.

Para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, o esporte além trazer benefícios à saúde dos presos, contribui para a segurança da unidade. “Nós temos um resultado prático bastante interessante, na medida em que você baixa o nível de estresse dentro das unidades por meio da prática esportiva", declara.

REGRAS – O campeonato, que está em fase inicial, é disputado na forma de eliminatórias simples. Cada galeria formou sua equipe e os vencedores vão avançando para a final. Será premiada a equipe campeã, a vice-campeã e o terceiro lugar, além de medalha para o artilheiro da competição e do goleiro menos vazado.

ABERTURA – A abertura dos jogos ocorreu no dia 10 deste mês. Estiveram presentes o diretor da unidade, Arnobe Lemes dos Reis, o diretor do Ceebja, Fernando Bertusso, o professor de Educação Física, Renato de Oliveira, o agente penitenciário Flavio Vieira, um dos responsáveis pela organização e, o chefe de segurança da unidade, Leandro Balbino.

GALERIA DE IMAGENS