Penitenciária de Cruzeiro do Oeste oferta curso técnico profissional aos detentos 09/11/2015 - 17:00

Nos próximos dois meses, 20 presos da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO), terão a oportunidade de aprender um novo ofício. Resultado de uma parceria entre o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) e o SENAI, o curso de Pintor de Obras Imobiliárias está sendo ofertado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Este é o segundo curso profissionalizante ofertado na unidade em parceria com o SENAI, somente neste ano. Para o vice diretor da PECO, Rodrigo Fardin, a realização de cursos traz uma nova perspectiva aos detentos. "É uma grande oportunidade de profissionalização, esse curso será de grande valia para os participantes no futuro em relação ao mercado de trabalho", opina.

De acordo com o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, oferecer oportunidades de reintegração social é um dos papeis fundamentais das unidade penais. "O estudo é uma prioridade e deve ser ofertado em todas as unidades penais de forma que os presos possam voltar à sociedade preparado para a convivência, o trabalho e a família”, afirma.

PECO - A Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, hoje conta com 856 presos, sendo que, 392 deles estão inseridos em alguma atividade de estudo. Na unidade são ofertadas vagas na Educação Básica, no Projeto de Remição de Pena através da Leitura, além de cursos de formação técnica.

GALERIA DE IMAGENS