Penitenciária de Cascavel promove mais uma etapa do campeonato de futsal 13/05/2016 - 09:50

A Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) promoveu a final de mais uma etapa do campeonato de futsal destinado aos presos da unidade, durante o último fim de semana.

O projeto ocorre duas vezes por ano em parceria com a Divisão de Segurança (Dised) junto com a equipe de Pedagogia da unidade e nesta edição passou a contar com a participação do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). Essa é a sexta edição que acontece nesse formato na unidade.

Para o diretor da penitenciária, Valdecir Glalik, esse tipo de atividade serve à integração entre os detentos, o que possibilita o cumprimento de normas, instigando o bom convívio em coletividade. “A prática de esporte só traz benefícios, desde que seja organizado com regras específicas, sendo feitas as devidas cobranças dos participantes. Além do esporte trazer benefícios à saúde, podemos perceber que também há uma melhora no comportamento dos presos”, pontua ele.

O comprometimento dos detentos com a competição é o aspecto destacado pelo professor de História Gustavo Tasoniero, que é responsável pela arbitragem dos jogos. “Podemos perceber que, quando há torneio, existe um comprometimento maior por parte dos atletas, eles ficam mais criteriosos consigo mesmo e com os colegas, se comparados a jogos normais”, disse ele.

As regras do torneio são bem rigorosas e discutidas em grupo, conforme ressalta o chefe de segurança da PIC, Sebastião Monteiro. “Todos têm possibilidades de participarem, entretanto o cumprimento de normas é imprescindível para que se mantenham no torneio. O bom comportamento é cobrado tanto dentro da unidade como para os presos que estão em canteiro externo e participam do torneio. Nessa etapa tivemos dois times empatados no quesito disciplina. Isso mostra o comprometimento de todos os jogadores em não cometerem nenhuma falta”, avaliou.

Além da distração, a atividade esportiva é um atrativo diferenciado, inclusive pelas guloseimas após os jogos. “Muitos presos não recebem visita, então essa é uma oportunidade de comerem coisas diferentes”, observa um dos detentos, cujo time ficou em segundo lugar nessa edição.

PARCERIA – A Secretaria de Esportes de Cascavel é responsável pela doação de troféus e medalhas para os quatro times primeiros colocados. Nesse ano, houve premiação para time mais disciplinado, artilheiro e goleiro menos “vazado”.

“A Secretaria de Esportes tem um convênio com a penitenciária e, no contato com os presos, podemos verificar como é importante para eles esses torneios. Eles ficam esperando ansiosos os dias de sábado para jogarem. Isso para nós, que acreditamos que o esporte promove a disciplina, a vontade de vencer na vida, trazendo aletria e realização, é muito importante”, acrescenta o diretor da unidade prisional.

Na solenidade de encerramento estiveram presentes Rafael Brugnerotto, representando o secretário de Esportes de Cascavel; o diretor da Secretaria Municipal de Esportes de Cascavel, Fábio Augusto Brugnerotto; e a coordenadora do Projeto Atleta do Futuro, Aline Martelli.