Penitenciária Industrial de Cascavel inaugura telecentro, forma estudantes e lança livro de poesias 06/12/2019 - 16:53

A Penitenciária Industrial de Cascavel - Unidade de Progressão (PIC-UP) realizou, na manhã desta sexta-feira (06/12), a formatura de 70 internos que concluíram o Ensino Fundamental e Médio. No evento, foram entregues salas de aula revitalizadas e lançado o livro “Entre as grades e os sonhos”, escrito por presos e professores do cárcere. Na ocasião, ainda foi inaugurado o Telecentro da unidade. O evento contou a participação de diversas autoridades, servidores, familiares, internos e representantes de várias instituições. A banda penitenciária, formada por internos da unidade, ficou responsável por  cantar e tocar durante todo o cerimonial.

Com um investimento de cerca de R$ 98 mil, repassados pela Justiça Federal, o Telecentro foi equipado com 21 computadores de última geração, interligados em rede, ar-condicionado, divisórias e mobília. O espaço tem o objetivo de oferecer aos internos da unidade a qualificação e o estudo por ensino à distância (EaD). O Depen de Cascavel já possui um convênio com o Instituto Mundo Melhor, que oferece a capacitação nos telecentros das unidades.

“Isso se chama modernização do Sistema Penitenciário. Essa tecnologia vai possibilitar que muitos desses apenados possam sair daqui com qualificação, graduação e capacitação. Essa é uma grande oportunidade e ajuda na socialização dos apenados”, afirma o coordenador regional do Depen, Thiago Correia.

O projeto de revitalização das 10 salas de aula contou com o apoio do Conselho da Comunidade de Cascavel e um investimento de quase R$ 40 mil. A modernização do espaço permitiu a instalação de 900 metros quadrados de gesso acartonado, mobiliário novo, isolamento acústico e câmeras de vigilância. “É um momento de gratidão por cada um dos envolvidos em cada um dos projetos. Um momento único, que entra para a história do Depen e reflete, com certeza, de forma positiva em nossa cidade, no estado e na sociedade em geral”, destacou o diretor da PIC, Henrique Dondoni.

De acordo com o representante do órgão de execução penal, Rosaldo Chemim, a reforma permite melhorar ainda mais a qualidade de ensino. “A reintegração dos apenados que estão na unidade pode ser ainda mais fácil por meio da educação, então, não há dúvidas de que a reforma dessas salas vai permitir um ensino ainda melhor para cada um deles, e claro, melhor comodidade aos professores que aqui atuam”, enalteceu.

LIVRO – O 3º Volume do Livro “Entre as grades e os sonhos” foi escrito por presos e professores da unidade. São 150 páginas com poesias sobre diversos assuntos do cotidiano e sentimentos da vida pessoal dos internos. O projeto foi possível por meio de parcerias e do trabalho dos professores que atuam na unidade. Ao todo, mais de 100 pessoas se envolveram na construção da edição. Durante o discurso, a diretora da escola da PIC-UP, Silmara de Souza, se emocionou ao agradecer os envolvidos na construção do livro.

“Nada disso seria possível se não fosse cada um desses professores e colegas que acreditam na mudança, que acreditam que a educação pode sim mudar vidas e promover transformações. Ver o livro impresso é a realização de um projeto. Gratidão é a palavra que pode definir o que sinto por cada um de vocês”, afirmou a professora, Silmara de Souza.

FORMATURA – Os 70 formandos receberam os certificados de conclusão de curso das mãos dos professores. Cada um deles pode escolher um familiar para acompanhar o evento. Para muitos, esta foi a realização de um sonho e uma oportunidade de uma vida nova. “Hoje consigo acreditar que eu posso ser uma pessoa melhor quando terminar minha pena e eu retornar ao convívio familiar. Aqui tive a oportunidade de ser socializado, por meio de projetos, cursos e estudo, que nunca consigui lá fora. Aqui vejo pessoas que acreditam em mim e confiam em meu potencial”, finalizou um dos internos formando.