Penitenciária Estadual e Complexo Social de Ponta Grossa intensificam atendimentos sociais a presos e familiares 04/05/2021 - 16:10

Em razão da pandemia que atinge o país, inúmeras medidas veem sendo adotadas nos ambientes prisionais a fim de evitar o aumento do número de casos nesses locais, entre elas, a suspensão de visitas. Por outro lado, existe a necessidade de fortalecimento de vínculos para essa população, que enfrenta dificuldades para retornar ao convívio social após o cumprimento da pena.

No intuito de equilibrar essas questões, a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG-US), em parceria com o Escritório Social Regional, responsável por prestar assistência às pessoas em monitoração eletrônica e egressas do sistema prisional, realizaram mais de 380 atendimentos sociais individuais com familiares e presos, tendo como foco o reestabelecimento de vínculos, buscando a reaproximação familiar, em especial, para aqueles que estão próximos do retorno ao convívio social.

Os atendimentos aconteceram entre os meses de março e abril e foram realizados de forma remota, paralelamente ao trabalho de rotina já realizado pelo serviço social da PEPG. A iniciativa contou com a colaboração dos assistentes sociais lotados no Escritório Social da Regional de Ponta Grossa.

"Este trabalho é fundamental, principalmente nesse momento de restrições, uma vez que possibilita a reaproximação familiar e traz a garantia aos sentenciados de que poderão contar com o apoio familiar na busca de novas práticas quando de suas saídas da prisão”, explicou o diretor da PEPG-US, William Daniel de Lima Ribas.