Penitenciária Estadual de Maringá inaugura telecentro com foco em educação e inclusão digital para apenados 04/04/2025 - 17:34
A Penitenciária Estadual de Maringá deu um passo importante rumo à reintegração social e à inclusão digital de seus internos com a inauguração, nesta quinta-feira (3), de um Telecentro totalmente equipado para atividades educacionais e de capacitação profissional. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes do sistema penal e membros da sociedade civil.
O espaço, idealizado e viabilizado pelo Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Maringá, oferece aos internos acesso a televisão, computadores e internet com acesso restrito para plataformas de estudo, para formação em cursos superiores, profissionalizantes e preparatórios. A proposta é ampliar as oportunidades de reinserção social dos apenados por meio da educação e do acesso à tecnologia.
O coordenador regional da Polícia Penal em Maringá, Júlio César Vicente Franco, ressaltou o papel fundamental da educação na reabilitação social. “O conhecimento traz dignidade. Esse espaço moderno, interativo e voltado ao estudo é uma das ferramentas mais poderosas para o verdadeiro tratamento penal”, afirmou.
Para o diretor da penitenciária, Rafael Alberto Kawanishi, o projeto surgiu a partir da constatação de que os apenados necessitavam de um ambiente próprio e adequado para estudar. “Identificamos a necessidade de um espaço com conforto e segurança para aplicação de estudos na modalidade à distância. O espaço utilizado pelos apenados não era exclusivo para a prática de estudos, então o projeto para a criação de um ambiente para este fim se tornou viável com o apoio do Conselho da Comunidade e também quando surgiu a oportunidade de ofertamos curso preparatório para vestibular dentro da unidade”, relatou.
A presidente do Conselho, irmã Ruth Schenneider, destacou o impacto da iniciativa. “O telecentro é um avanço significativo na promoção da inclusão digital e no fortalecimento da educação dentro do sistema prisional. Acreditamos que a tecnologia e o conhecimento são ferramentas fundamentais para transformar realidades e construir caminhos de dignidade e reintegração social”, disse.
Um dos momentos da solenidade foi a fala do professor Alysson Marcelo de Campos, fundador do projeto ‘Sala do Saber’, que oferece curso intensivo preparatório para vestibular de medicina. Graças ao novo espaço, sete internos da unidade já estão matriculados no curso. “A educação muda vidas. Acredito que todos os alunos desta turma têm grandes chances de aprovação”, afirmou.
A pedagoga Sueli Aparecida Alves do Nascimento, que atua na unidade, celebrou a realização de um sonho antigo. “Esse projeto nasceu no meu coração há 12 anos. Hoje, com o esforço coletivo de muitas mãos, ele se concretiza. É uma conquista que proporcionará crescimento pessoal e novas perspectivas para muitos que aqui estão”, enfatizou.
Parcerias que transformam - A implantação do telecentro é resultado de um trabalho conjunto entre diferentes setores da sociedade, liderado pelo Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Maringá. A entidade atua há anos na promoção de ações de reinserção social, apoio aos egressos do sistema prisional e incentivo à educação como ferramenta de transformação social.
A nova estrutura reforça a importância de investimentos contínuos em iniciativas que valorizem a reintegração de pessoas privadas de liberdade. Com acesso a cursos, informação e conhecimento, os internos da Penitenciária Estadual de Maringá agora contam com mais um caminho para reescrever suas histórias e construir um futuro fora do sistema penal.