Penitenciária Central do Estado inaugura novo canteiro de trabalho para presos 30/10/2020 - 18:23

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou um novo canteiro de trabalho nesta quinta-feira (29/10). O espaço será destinado à confecção de uniformes que serão produzidos com mão de obra prisional.

O novo espaço foi instalado em uma área que estava desativada desde a última rebelião em 2010, em que grande parte da penitenciária foi destruída pelo fogo. O local foi totalmente recuperado e recebeu novos equipamentos para a produção completa de uniformes, que inclui o corte, costura e serigrafia.

“Parabenizo a gestão da unidade que teve a iniciativa de restabelecer esse canteiro de trabalho para que os presos tenham acesso a atividades de ressocialização. Nos próximos meses essa unidade passará por um novo momento de revitalização e de instalação de novos canteiros de trabalho.  O objetivo do Depen é fazer com que a maior parte desses detentos possam estar implantados em atividades de trabalho que serão determinantes para o futuro deles no pós-cárcere”, declarou o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Ao todo, 20 presos irão trabalhar na fábrica de uniformes. Todos passarão por curso de qualificação e receberão remuneração e remição de pena pelos servidores prestados. Todo o material produzido irá atender a própria demanda interna, já que a PCE-US custodia cerca de 1,7 mil presos, sendo a maior penitenciária do Estado.

“Recuperamos um espaço que estava interditado há muitos anos e o resultado final surpreendeu a todos, inclusive os detentos, pois o espaço se transformou em uma indústria de primeira linha, com todos os equipamentos novos, com toda a parte elétrica e hidráulica nova. Percebemos ao longo desse processo de reforma, que durou cerca de dois meses, o empenho e a motivação, tanto dos servidores, como dos presos, e vimos que é possível transformar outros espaços que temos aqui e criar mais oportunidades”, afirmou o diretor da penitenciária Jeferson Medeiros Walkiu.

Todos os equipamentos foram adquiridos por meio do Projeto de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permantes (Procap), do Departamento Penitenciário Nacional, que visa o estímulo à reinserção social da população privada de liberdade por meio de sua qualificação profissional.

“O Paraná participa do Procap desde 2012 e, no final de 2019, fomos contemplados com 16 oficinas, sendo seis oficinas de costura. A PCE-US é uma das primeiras a instalar a estrutura. Além dos equipamentos novos e mobiliário completo, o projeto oferece ainda o curso de capacitação”, explicou o chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod) do Depen, Boanerges Silvestre Boeno Filho.

Segundo ele, somente nesse ano, 116 convênios para a contratação de mão de obra prisional foram firmados com empresas públicas e privadas. “O estado do Paraná está preocupado em qualificar essas pessoas para que elas saiam melhores, estamos pensando não apenas no momento em que estão custodiados, mas como essas pessoas serão inseridas no mercado de trabalho após o cumprimento da pena”, concluiu.

GALERIA DE IMAGENS