Patronato Penitenciário intensifica ações educativas para egressos do sistema prisional 07/10/2016 - 15:30

O Patronato Penitenciário do Paraná intensificou nos últimos meses as ações educativas e de ressocialização voltadas para detentos egressos do sistema prisional e beneficiários de penas e medidas alternativas à prisão. O objetivo é promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O patronato integra o Núcleo ODS de Curitiba e Região Metropolitana. Os objetivos deste ano - ODS 16 – incluem promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

AÇÕES – Desde o mês de agosto, palestras educativas para servidores do Depen e assistidos são promovidas na sede do patronato, em Curitiba, por meio de parcerias com instituições como Mãos Sem Fronteiras, Instituto Paz no Trânsito, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, entre outras.

Em setembro, houve aprovação do projeto de consultoria em Psicologia Jurídica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para implementação do “Projeto Saiba” - Programa de esclarecimento e orientação sobre o uso de drogas - que atenderá os assistidos promovendo reflexões acerca das leis, regras sociais e estratégias de redução de danos.

Ainda em setembro, na telesala do Patronato, foram realizadas as provas da Educação para Jovens e Adultos – EJA online. "Oportunizamos em nosso espaço o término da do ensino fundamental fase II para os assistidos que estão fora da idade escolar, o que proporciona a essas pessoas melhores condições de reinserção no mercado de trabalho", explica a diretora do Patronato Penitenciário do Paraná, Celene Pasternak Cardoso.

Segundo a diretora, as próximas etapas dos exames da EJA para conclusão do ensino médio, terceira e quarta etapa, serão realizadas nos meses de outubro e novembro.

GALERIA DE IMAGENS