Parcerias garantem atendimento psicológico para servidores de penitenciárias de Foz do Iguaçu e Cascavel 16/10/2019 - 11:31

Parcerias entre o Departamento Penitenciário (Depen) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, e a Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Cascavel, está permitindo que servidores de algumas unidades recebam atendimento psicológico semanal, voltados para a resolução de conflitos internos e externos e à saúde mental. 

"O atendimento psicológico às servidoras é necessário porque as penitenciárias são ambientes de estresse diário tanto para as agentes, que também precisa lidar com seus conflitos pessoais, quanto para as presas”. destaca a diretora da PFF-UP, Claudia Grignet Fardoski Souto.

Como ela explica, este trabalho que acontece às sextas-feiras é importante, uma vez que permite proporcionar o suporte psicológico que cada um dos públicos atendidos necessita, dentro de sua realidade. “Esse atendimento acaba ajudando a solucionar questões de foro íntimo e no relacionamento com outras pessoas".

Em Cascavel, servidores da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) estão participando de um projeto parecido. Em grupo ou individualmente, servidores da área administrativa e agentes penitenciários têm sido atendidos por um projeto de psicologia no âmbito organizacional da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Os profissionais desenvolvem atividades voltadas à saúde mental, comportamento organizacional e ainda trabalham fatores que podem influenciar o comportamento e a saúde emocional dos trabalhadores. Iniciado em agosto e com fim previsto para novembro, cada encontro propõe um tema a ser discutido. Comunicação, relacionamento interpessoal, empatia, trabalho em equipe e respeito são alguns dos temas já debatidos.

“Sabemos a importância que é oferecer aos servidores condições para eles possam manter em equilíbrio, a saúde física e emocional, para o desenvolvimento dos trabalhos no sistema penitenciário. Parcerias como essa contribuem muito nesta questão", destaca o coordenador regional do Depen, Thiago Correia.

GALERIA DE IMAGENS