Parceria permite que presos de Ponta Grossa passem por exames de diagnósticos eletrocardiográficos 03/07/2020 - 16:10

Uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), por meio da coordenação regional dos Campos Gerais, e a empresa Call ECG – Serviços de Telemedicina está viabilizando a realização de exames e diagnósticos eletrocardiográficos na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Após a pandemia, o equipamento poderá ser usado por presos de toda a região.

“Trata-se de uma parceria valiosa no que diz respeito aos cuidados médicos fornecidos aos detentos no interior da unidade, uma vez que respeita a dignidade humana e contribui para os fins do tratamento penal”, destacou o coordenador regional de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.

De acordo com ele, os equipamentos para a realização dos exames foram fornecidos pela Central de Abastecimento Farmacêutico e já estavam instalados no setor ambulatorial da unidade. “Porém eles se encontravam sem uso, em razão da ausência de médico cardiologista responsável para realização dos exames, bem como para atestar aos laudos”, explicou Silveira.

Com isso, a Divisão Interna de Assistência e Saúde da PEPG, entrou em contato com a empresa para acertar os detalhes da parceria. “Segundo o acordo firmado, com o apoio da regional de Saúde de Ponta Grossa e irrestrito apoio do diretor da Call ECG, senhor Robson Xavier, a empresa fará os laudos sem custo”, afirmou o coordenador regional.

A ECG também forneceu treinamento técnico à equipe de enfermagem da Penitenciária, que ficará responsável pelo realização dos exames, os quais serão, posteriormente, lançados no sistema da empresa, pelo qual poderá ser acessado e impresso. Todo processo pode ser feito de forma digital.

“A iniciativa é um grande avanço no âmbito da saúde no sistema prisional, pois possibilitará aos apenados um atendimento médico mais completo e seguro, reduzindo a necessidade de deslocamentos para realização de exames dessa natureza”, afirmou Silveira. Ainda de acordo com ele, inicialmente o projeto prevê apenas o atendimento de detentos, porém, há possibilidade de ele ser estendido aos servidores também.