Parceria entre Polícia Penal e Prefeitura de Piraquara promove bateria de exames de saúde a profissionais do Complexo Penitenciário 07/08/2024 - 09:22
Entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Prefeitura Municipal de Piraquara promoveu uma bateria de exames de saúde a policiais penais e funcionários que atuam em todos os estabelecimentos penitenciários do município. Todos tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, a temperatura corporal e a saturação, além de realizar testes rápidos de colesterol, glicose, PSA (para detectar câncer de mama ou próstata), hepatite B, troponina (para detectar níveis de doenças cardíacas), urina, eletrocardiograma e espirometria (para medição da força pulmonar). As análises e resultados foram imediatos e disponibilizados para registro na ficha de cada servidor.
As avaliações foram realizadas na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US); Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP); Penitenciária Feminina do Paraná (PFP); Penitenciária Estadual do Paraná I e II (PEPI e PEP II); Centro de Integração Social (CIS); Penitenciária de Integração Social de Piraquara (PISP); Casa de Custódia de Piraquara (CCP) e Colônia Penal Agro Industrial (CPAI), além dos setores de segurança da PPPR, como o Setor de Operações Especiais (SOE), o Setor de Segurança Externa (SSE) e o Setor de Escolta Prisional (SEP).
“Estas ações realizadas em Piraquara chamam a atenção pois contêm exames de muita importância, que dizem respeito à saúde e à qualidade laboral do servidor. Um servidor que é bem cuidado tende a ter um rendimento muito melhor no trabalho”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.
“São exames rápidos cujos resultados saem logo após a coleta. Fomos procurados pela Prefeitura de Piraquara e organizamos um cronograma para que todos os servidores do Complexo Penitenciário de Piraquara fossem atendidos. Foi uma grande ação de cuidado com a saúde de nossos servidores”, enfatiza o diretor da Regional Administrativa da PPPR em Curitiba, Emerson Chagas.
A diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Alessandra Prado, acrescenta que a iniciativa foi muito bem-vista por todas as equipes que trabalham na unidade. “A descoberta de alterações dentro dos níveis desejados para cada um desses exames levanta um alerta para que seja buscado um médico. A prevenção e o tratamento de doenças em seu estado inicial proporcionam melhores condições futuras de bem-estar físico e emocional do paciente”, afirma.
“A correria do dia a dia dificulta maiores cuidados com a saúde, então poder fazer todos esses exames no ambiente de trabalho permite saber se há algo errado e que precisa ser tratado. Em menos de 5 minutos já tive o resultado de todos os testes. Está tudo bem com a minha saúde, só preciso beber mais água mesmo”, disse uma das colaboradoras da unidade.
O programa de check-up preventivo faz parte das atividades da Secretaria de Saúde do Município de Piraquara, que visa cuidar da saúde da população em geral, focado na atenção primária da saúde.