Paraná Monitorado faz atendimentos em Ponta Grossa e Jaguariaíva 21/11/2024 - 17:34
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) esteve presente com o projeto Paraná Monitorado em Ponta Grossa e Jaguariaíva nos dias 19 e 21 de novembro, respectivamente, para realizar atendimento a monitorados por tornozeleira eletrônica, orientando sobre o uso e fiscalizando possíveis violações.
Com o Paraná Monitorado, a Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) visa atender pessoas que usam tornozeleira eletrônica em áreas afastadas e/ou que não tem sede fixa da DME. Nas ações, a unidade móvel, a primeira do tipo no país, serve como base para atendimentos com monitorados previamente notificados e com aqueles que comparecem ao local.
Além disso, a iniciativa oferece apoio emocional e educacional, além de promover o aconselhamento e o acesso a recursos que contribuam para uma vida estável, com uma equipe composta por policiais, psicólogos, assistentes sociais e advogados.
Em Jaguariaíva, a unidade móvel foi apresentada para a juíza de direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal da Comarca de Jaguariaíva, Amanda Cristina Lam Staczuk, fortalecendo e integrando o sistema judiciário e a Polícia penal, demonstrando como a tecnologia e a abordagem itinerante podem ampliar a fiscalização e o suporte aos monitorados na região.
A coordenadora do Complexo Social da regional de Ponta Grossa, Renata Frota, ressalta a relevância da integração com o Poder Judiciário: “A apresentação da unidade móvel da Divisão de Monitoração Eletrônica à dra. Amanda Staczuk representa um avanço significativo para o atendimento aos monitorados da região e é um reflexo do compromisso da PPPR em implementar políticas penais mais eficientes, que visam descentralizar o atendimento e humanizar ainda mais a execução penal. Com o apoio do Poder Judiciário, estamos construindo uma rede mais robusta e inclusiva, promovendo a reintegração social e o cumprimento das medidas penais com responsabilidade e respeito”.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Divisão de Monitoração Eletrônica é um automóvel totalmente estruturado internamente com sistema virtual, computadores, televisores de alta definição, impressora e sistema de refrigeração. Foi adquirida no fim de 2023 com o objetivo de levar atendimento às regiões que não possuem Postos Avançados de Monitoração (PAM).
Contudo, o Paraná dispõe de 22 unidades de atendimento presencial. Nesses locais também são realizados manutenção e inspeção de tornozeleira eletrônica (troca de bateria ou de aparelho), atendimento presencial, telefônico e online, além dos encaminhamentos e assistência através do Núcleo de Atendimento à Pessoa Monitorada (Nupem).