Palestras, aulas de yoga e doações marcam Campanha do Outubro Rosa em unidades prisionais da região oeste 24/10/2019 - 16:40

Com cafés da manhã, sessões de terapia, aulas de yoga, doações de naninhas e diversas palestras, unidades prisionais do Departamento Penitenciário (Depen) ligadas às regionais de Foz do Iguaçu e de Cascavel, no oeste do Estado, aderiram à Campanha do Outubro Rosa de prevenção e conscientização dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: mama e colo do útero.

Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/10), na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), estão ocorrendo demonstração do autoexame da mama e entrega de panfletos explicativos. O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho da Comunidade da cidade, tratará dos sintomas, tratamentos, causas e prevenção dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: de mama e do colo de útero.

Também na quinta-feira (24/10), com o ambiente todo decorado, servidores da PEC, reuniram familiares de presos da unidade para falar um pouco sobre o tema. Segundo o coordenador da regional de Cascavel, Thiago Correia, para a realização da programação do Outubro Rosa, houve o envolvimento geral das direções e dos servidores das unidades penitenciárias. "O envolvimento de todos foi essencial para a organização do evento", afirmou.

Servidoras do município também participaram de atividades e palestras sobre a saúde da mulher. A programação da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) desta quarta-feira (23/10) começou com café da manhã e música ao vivo.

Em seguida, a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), do Hospital Uopeccan, Iria Maria Garmatz, falou sobre sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, o diretor da PIC, Leonardo Henrique Dondoni fez a entrega, de 70 almofadas em formato de coração e 25 naninhas para a diretora da LFCC, Iria Maria Garmatz.

A regional de Foz do Iguaçu, organizou um café da manhã com palestra e sorteio de brindes para as servidoras. Durante o evento, que aconteceu nesta na terça-feira (22/10), a médica e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiane Magdalena Lopes Pereira, falou sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama.

Segundo o coordenador da região, Marcos Aparecido Marques, o evento objetivou um olhar ao auto cuidado das servidoras, valorizando todas as profissionais que atuam nas unidades prisionais. “Esses eventos da saúde são importantes para as agentes, porque entendemos que mostra a importância da prevenção. Muitas agentes, com essas palestras e atendimentos, estão sendo encaminhadas para outros exames mais específicos”, destacou.

Além disso, na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu Unidade de Progressão (PFF-UP), durante todo o mês, estão ocorrendo diversas atividades, incluindo dias de beleza, sessões de terapia e aulas de yoga. Nesta sexta-feira (25/10), a PFF-UP recebe livros doados pelo Sebo Cultural de Foz para a montagem de uma biblioteca.