PPPR prende 10 pessoas por descumprimento de regras de tornozeleira eletrônica 16/04/2025 - 11:20

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou na terça-feira (15) a segunda fase da Operação Paraná Monitorado, na cidade de Cascavel, com foco na fiscalização e cumprimento de mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. A ação resultou na prisão de dez pessoas que estavam em situação de monitoração eletrônica e que descumpriram medidas judiciais ou violaram as condições impostas no uso do dispositivo.

Coordenada pela Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) e pela Coordenação Regional de Cascavel, a operação contou com o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Cascavel. Mais de 30 policiais participaram das ações.

Durante a operação, os mandados de prisão foram cumpridos integralmente, resultando na detenção de dez homens que foram encaminhados para a Cadeia Pública de Cascavel.

A operação teve início nas primeiras horas da manhã e segue até quinta-feira (17), com previsão de 70 fiscalizações em domicílios de pessoas monitoradas e outros pontos distintos da cidade. Essas visitas, conduzidas por policiais penais e equipes multidisciplinares do Complexo Social de Cascavel, visam identificar situações de vulnerabilidade social e, quando necessário, realizar encaminhamentos para serviços especializados de acolhimento, apoio e orientação.

Para o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica, Cláudio Xavier, “a operação atua em duas frentes: o cumprimento de mandados para quem descumpre reiteradamente as regras da tornozeleira eletrônica e o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em muitos casos, o descumprimento está relacionado à falta de energia elétrica, problemas familiares ou outras situações que precisam de atenção social. Nosso trabalho técnico subsidia o Judiciário para que ele possa tomar a melhor decisão, seja ela a regressão de regime ou o encaminhamento para serviços de apoio”, explicou.

O coordenador regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, destacou a importância da ação como mais uma ferramenta de combate ao crime:

“A Operação Paraná Monitorado é uma ação estratégica que reforça o trabalho da Polícia Penal no enfrentamento à criminalidade. Além das prisões e fiscalizações, importante destacarmos a integração com as outras forças de segurança que foram atuantes durante a operação e do Poder Judiciário, que acompanhou todo o processo”, afirmou.

Atualmente, o estado do Paraná possui cerca de 18 mil pessoas em monitoração eletrônica, sendo aproximadamente 1.700 em Cascavel. 

Os descumprimentos das regras podem ser classificados como leves ou graves. Infrações leves, como ultrapassar o limite geográfico de circulação, podem ser justificadas pelo monitorado. Já as graves, como a violação da tornozeleira, envelopamento do equipamento ou término intencional de bateria, podem resultar na regressão imediata do regime, conforme avaliação judicial.

A Operação Paraná Monitorado ocorrerá em todas as regiões do Estado, com o mesmo modelo de atuação, reunindo fiscalizações, prisões e ações sociais integradas com o Poder Judiciário e outras forças de Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS