PPPR expõe projetos de reinserção social e segurança na 53ª Exposição Agropecuária de Paranavaí 17/03/2025 - 14:52
A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de sua regional administrativa de Maringá, participou da 53ª Exposição Agropecuária de Paranavaí, um evento tradicional que reúne diversas atrações e expositores de diferentes áreas. A feira ocorreu entre os dias 07 a 16 de março, atraindo milhares de visitantes.
Durante a feira, o espaço reservado para a Polícia Penal foi visitado por inúmeras pessoas, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos policiais penais e as iniciativas voltadas para a ressocialização da pessoa privada de liberdade (PPL).
No estande da PPPR foram expostos diversos itens que ajudaram a ilustrar a importância da instituição na manutenção da ordem e da segurança pública, inerentes às suas atribuições. O público pôde observar de perto os armamentos e uniformes utilizados pelos policiais penais, além de conhecer produtos confeccionados pelas PPL por meio de convênios com a iniciativa pública e privada. Também foram expostas algumas peças de artesanato como tapetes e amigurumis, as quais representam a criatividade e a habilidade dos internos. Todos estes trabalhos fazem parte de um processo de reintegração social, proporcionando aos apenados uma oportunidade de aprendizado e geração de renda durante o cumprimento da pena.
Um dos momentos marcantes da festa foi a participação do Setor de Operações Especiais com uso de cães policiais (SOE/K9) na abertura do rodeio. Os policiais penais Weslei de Souza Mattos e Osias Dias do Prado, conduziram os cães Glock e Segen em uma apresentação demonstrando as habilidades dos caninos em simulações de possíveis ocorrências, bem como algumas habilidades de entretenimento para o público.
“A participação da instituição em eventos como esse contribui sobremaneira para que a sociedade conheça ainda mais o trabalho realizado pela PPPR. A realidade no interior dos presídios ainda causa bastante curiosidade e aproveitamos essas oportunidades para informar corretamente a população e quebrar alguns paradigmas”, destacou o coordenador regional da PPPR em Maringá, Júlio César Vicente Franco.
“Foi um momento importante para estreitar a relação com a comunidade, demonstrando como essa força de segurança desempenha um papel fundamental na sociedade. Além de garantir a segurança dentro das unidades prisionais, a Polícia Penal tem um compromisso com a ressocialização dos reclusos, buscando sempre alternativas que ajudem na reintegração desses indivíduos à sociedade de maneira mais humana e eficaz”, enfatizou o gestor da Cadeia Pública de Paranavaí, Clebio Giroldo.
Dessa forma, com sua participação na 53ª Exposição Agropecuária de Paranavaí, a Polícia Penal do Paraná conseguiu transmitir de maneira clara a importância de seu trabalho, mostrando o impacto positivo de suas ações tanto para a segurança pública quanto para o processo de ressocialização dos custodiados, enfatizando a relevância dessa instituição para o bem-estar da sociedade como um todo.