PPPR arrecada tampinhas de plástico em unidades penais em prol de ação social, em Londrina  10/02/2025 - 15:52

PPPR recolhe tampinhas de plástico em unidades penais em prol de ação social, em Londrina 

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Regional Administrativa de Londrina, promove ação social que arrecada tampinhas de plástico para a Casa de Apoio Amigos do Hospital Universitário (HU/UEL). Além dos servidores, participam da iniciativa custodiados e seus familiares. 

A ação, que começou em agosto na Penitenciária Estadual de Londrina, se estendeu para as demais unidades penais da Regional, onde existem galões para depósito das tampinhas de plástico e blisters de remédio em diversos pontos, desde a recepção até pátios de visita. 

“Houve uma campanha de divulgação entre os servidores, pessoas privadas de liberdade e visitantes acerca da importância da coleta. Obtivemos forte adesão de todos e conseguimos arrecadar todos os tipos de tampinhas, tais como de creme dental, refrigerante, desodorantes, tampas de doce e de produtos de higiene. Ressaltamos que seguiremos com a campanha de coleta devido à importância da destinação destas”, explicou a organizadora das arrecadações, a policial penal Cleuza de La Torre Garcia de Andrade.

Depois de completar os galões, a própria fundação beneficente fica responsável pela venda em centros de reciclagem, e o recurso obtido ajuda a manter o local.

A última entrega dos itens foi feita dia 30 de janeiro. Durante a visita, os servidores envolvidos na causa puderam conhecer as instalações do abrigo que apoia pacientes internados no Hospital Universitário e familiares.

CASA DE  APOIO AMIGOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU/UEL) - Localizada próximo ao hospital, proporciona, além hospedagem, um espaço de acolhimento, tanto para pacientes que precisam de alimentação e pernoite para realização de exames e/ou procedimentos, como para familiares de pacientes graves que vêm de diversas localidades do estado do Paraná e de outros estados.

“O tempo que o paciente ficar, o familiar fica com a gente. Café, almoço, jantar, pouso, banho, tudo gratuitamente. Essa parceria é muito boa, ajuda muito. Queremos agradecer e também peço aos demais amigos policiais penais, inclusive os aposentados, que façam voluntariado. Não importa a instituição, fazer o bem faz bem”, ressaltou o vice-presidente da casa de apoio, Robson Bueno Cardoso.

A casa possui capacidade de hospedagem para 30 pessoas, oferece cinco refeições por dia, atendimento de serviço social e de psicologia e é mantida totalmente com doações e trabalho voluntário. Os hóspedes são pessoas de baixa renda encaminhadas pela própria assistência social do Hospital Universitário de Londrina.

GALERIA DE IMAGENS