PAUTA DIA 23/10 - 8H30 - Outubro Rosa: a saúde das servidoras do Departamento Penitenciário de Cascavel em pauta 22/10/2019 - 15:00

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, servidoras do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) das penitenciárias Industrial e Estadual de Cascavel (PIC e PEC), no oeste do estado, participam de atividades e palestras sobre saúde da mulher. As unidades prepararam atividades distintas e acontecem a partir desta quarta-feira (23/10).

Na Penitenciária Industrial de Cascavel, o evento ocorrerá no Auditório da Transportadora Pra Frente Brasil e será realizado nesta quarta-feira (23/10), a partir das 8h30. A programação iniciará com café da manhã e música ao vivo. Às 9h, a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Uopeccan, Iria Maria Garmatz, ministrará uma palestra sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama. Ao final do evento, será realizado sorteio de brindes, por meio do apoio de várias empresas da cidade.

Na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), entre os dias 25 e 27/10, as famílias de presos e de servidores do Depen poderão participar de coffee break, palestras, demonstração do autoexame e entrega de panfletos explicativos. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e do Conselho da Comunidade de Cascavel e visa orientar a respeito do câncer de mama e do colo de útero: sintomas, tratamentos, causas e prevenção.

O coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia, explica que o Departamento Penitenciário tem priorizado a realização de ações voltadas a prevenção e cuidados com a saúde do servidor. "Em novembro teremos a Semana de Saúde do Servidor, que ocorrerá em todo o Estado, com uma série de atividades. Investir em prevenção é investir em saúde", destaca.

Segundo ele, para a realização da programação do Outubro Rosa, houve o envolvimento das direções e servidores das unidades penitenciárias da regional. "O envolvimento de todos foi essencial para a organização do evento", ressalta.