Outubro Rosa reúne diretora-geral e servidoras da sede da PPPR para palestras 30/10/2024 - 15:36
Em comemoração ao Outubro Rosa, servidoras da sede da Polícia Penal do Paraná (PPPR) participaram de evento de conscientização do câncer de mama e de palestras sobre autocuidado, nesta quarta-feira.
“A equipe de servidoras da nossa sede é composta por mulheres de diferentes faixas etárias, que desempenham um trabalho de excelência. A realização de eventos como este é de grande relevância, pois permite reconhecer e valorizar o profissionalismo feminino. Além disso, a manutenção da saúde física e emocional é imprescindível para o pleno exercício de suas funções”, ressaltou a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre.
A primeira palestra da manhã com a biomédica Yasmin Ribeiro, professora da faculdade UniCuritiba, abordou o cuidado feminino no ponto de vista científico, ensinando como fazer o autoexame de toque e a sua importância, além de prestar atenção aos sinais. “Autocuidado é um ato de amor. Quanto antes o diagnóstico, mais chance de cura. As mulheres devem se olhar e ficar atentas às adversidades". Ela ainda ressaltou a importância de eventos que servem de alerta. “Sou uma grande incentivadora, apoiadora e participante dos eventos de conceitos da saúde, em especial da saúde da mulher”.
Já na segunda apresentação, o foco foram as questões emocionais. A consultora de imagem, estilo e comportamento, Márcia Caldas, tratou sobre a imagem transmitida aos outros de dentro para fora. Para ela, o emocional deve estar em equilíbrio com a aparência, além de trazer temas como autoconfiança, autoestima e a necessidade de se sentir bem consigo mesma. “Lidar com a imagem não é um processo fácil, ele é lento e muitas vezes demora a ser percebido pela mulher”, pontuou Márcia.
Ao todo, cerca de 60 mulheres participaram das palestras e café da manhã, que além de esclarecimentos, trouxeram confraternização e momentos de autocuidado.