Osvaldo Ribeiro e seus 50 anos de dedicação ao serviço público estadual 21/12/2018 - 15:12

O catarinense Osvaldo Ribeiro nasceu em Florianópolis, em 25 de dezembro de 1938, foi criado em Joaçaba (SC), e chegou ainda adolescente em Curitiba. Semana que vem completa 80 anos de vida e 50 anos de carreira.

No final dos anos 60, no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), começou a sua carreira de repórter fotográfico e, seus olhos foram muito bem treinados ainda como pioneiro na entrega de jornais quando viajava 1 mil km dia sim, dia não. Um tempo depois, teve uma ideia que mudaria seu destino - passou a registrar o que ele via em suas viagens com uma máquina fotográfica. Assim, criou o gosto pela arte de fotografar.

Após quase uma década na Fundepar, sempre viajando por todo o Estado, revelando a transformação da educação dos anos 70, ampliou o foco do seu trabalho e montou o laboratório fotográfico do Palácio Iguaçu.

Depois foi para a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), sempre acompanhando e mostrando as atividades desta área. Cobriu dezenas de operações policiais, ações em presídios, atos de governo e demais demandas da pasta.

Atualmente no Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Osvaldo completa cinco décadas de trabalho diário como repórter do governo do Paraná. São 50 anos de dedicação, responsabilidade, disciplina e paixão pela fotografia e profissão. Osvaldo é um exemplo vivo da força que o trabalho e o caráter exercem na vida das pessoas.