Operação de revista retira celulares e materiais ilícitos da Cadeia Pública de Umuarama 24/09/2019 - 15:09

O Setor de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) realizou operação de revista geral na Cadeia Pública de Umuarama na manhã desta terça-feira (24/09). Na ação, foram apreendidos 10 celulares, 14 carregadores, baterias, além de instrumentos utilizados na construção civil, como brocas. Para que as buscas pudessem ser feitas, mais de 250 presos foram movimentados de suas celas.

“Desde que assumimos a administração desta unidade, há um ano e nove meses, reforçamos a segurança dela com equipamentos e ampliação do número de agentes, além de termos viatura para o transporte de presos. Também fazemos revistas periódicas na Cadeia, e e, desde então, não houve nenhuma fuga”, afirmou o coordenador do Depen Regional de Maringá, Luciano Brito. “Fizemos uma varredura, um pente-fino mesmo, com tempo e precisão”, explicou.

Após a revista, foram apreendidos 10 aparelhos celulares, dois deles danificados; 14 carregadores para celular; dois chips telefônicos; cinco baterias; uma broca; uma faca; sete pedaços de ferro e uma matraca, espécie de arco de poa improvisado pelos presos e utilizado para furar a parede. “Retirando os celulares do ambiente prisional estamos cortando a comunicação com o crime organizado, através da troca de informações das inteligências policiais”, ressaltou Brito.

Segundo ele, a ação foi desencadeada para certificar que a inexistência de material explosivo, como o que foi apreendido no dia último dia 19/09, quando as equipes de inteligência das forças de segurança do Estado - Polícia Militar e Polícia Civil, além do Depen - receberam informações de que havia cerca de 600 gramas de emulsão de dinamite nas carceragens. No dia, o material foi apreendido e explodido pelo Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da PMPR. 

GALERIA DE IMAGENS