Obra de ampliação da Cadeia Pública de Curitiba está 60% concluída
28/05/2021 - 16:20

As obras da Cadeia Pública de Curitiba, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), já estão 60% concluídas. A estrutura deve ser entregue pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná ainda este ano. O investimento é de R$ 719 mil, oriundos do Tesouro Estadual. O objetivo é desafogar delegacias da Polícia Civil da região. A unidade abrirá mais 72 vagas, totalizando 144.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, visitou as obras nesta semana para acompanhar o andamento. “Mesmo com a pandemia, a Secretaria tem oportunizado avanços para o sistema prisional com as obras e ampliações das unidades, resultando em modernização. Tudo isso faz parte do planejamento estratégico e integrado, que além da melhoria na questão da superlotação, também contribui para a segurança pública da população”, disse.

O coordenador regional do Departamento Penitenciário (Depen/PR) de Curitiba, Jeferson Walkiu, juntamente com sua equipe de gestão, apresentou o andamento da obra, que já avançou na construção de celas e dos espaços administrativos e operacionais.

A estrutura vai contar com doze celas, sendo que cada uma terá espaço para 12 camas. A Cadeia Pública de Curitiba será uma unidade rotativa, de triagem, onde os presos serão recebidos da Polícia Civil do Paraná antes de serem encaminhados a outras unidades do sistema prisional.

“Esse ano avançamos muito em relação às adequações e ampliações, que têm modernizado o sistema prisional. Conseguimos destravar alguns processos que ainda estão tramitando e estamos perto do cumprimento contratual de tudo aquilo que está previsto”, explicou Walkiu.

OUTRAS OBRAS – Outras quatro cadeias públicas também estão sendo construídas. Elas têm previsão de entrega ainda em 2021. São unidades em Foz do Iguaçu e Guaíra, na região Oeste, Londrina, no Norte, e em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. As unidades disponibilizarão, cada uma, 752 vagas, totalizando mais de 3 mil no sistema prisional.