Mutirão de consultas oftalmológicas atende a 90 custodiados em Cruzeiro do Oeste 28/01/2025 - 16:54

Mutirão de consultas oftalmológicas aconteceu hoje (28) na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Para realização dos exames, foram selecionadas 90 pessoas privadas de liberdade que tinham dificuldade entre os alunos das turmas de atividades escolares e de remição através da leitura.

A seleção foi feita por meio dos professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) João da Luz, que identificaram aqueles que apresentavam problemas visuais ao desenvolver as atividades.

Após análise e emissão do receituário, os familiares poderão comprar os óculos para os apenados. Para aqueles que não tiverem condições, os exames serão encaminhados ao Conselho da Comunidade, que dentro das possibilidades, distribuirá os óculos.

De acordo com o coordenador da Regional Administrativa de Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, o intuito da Polícia Penal do Paraná é sempre buscar parcerias. “Nosso objetivo é garantir, cada vez mais, o direito à saúde a todas as pessoas privadas de liberdade que estão recolhidas na regional, melhorando assim a qualidade de vida dos apenados”, pontua.

“Estas ações coletivas que contam com a participação do Município, do Conselho da Comunidade e da Polícia Penal são de extrema importância”, afirma o diretor da unidade, Sandro Marcos Bariquelo. Ele explica que o projeto atende uma grande demanda de exames que deveriam ser realizados fora da penitenciária, mas, que com o mutirão são realizados num único dia sem a necessidade de movimentar os reclusos até os postos de saúde ou hospitais especializados.

Para o secretário municipal da Saúde, Flávio Posseti, o trabalho conjunto entre a Secretaria e a Polícia Penal do Paraná (PPPR) é vital para a recuperação e reintegração dos apenados. “Esse esforço colaborativo garante que as necessidades de saúde física e mental dos detentos sejam atendidas de forma integrada e contínua”, disse.

A ação tem, ainda, previsão de continuidade, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a demanda, mais consultas poderão ser disponibilizadas.

GALERIA DE IMAGENS