Ministro da Justiça visita Casa de Custódia de São José dos Pinhais 18/02/2021 - 23:30

O Ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça visitou a Casa de Custódia de São José dos Pinhais na manhã desta quinta-feira (18/02). O Paraná é o terceiro Estado a receber a comitiva que está cumprindo a agenda Segurança Pública 2021 - Sistema de segurança pública fortalecido, cidadão mais seguro. Acompanharam o ministro, o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, o diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati e demais autoridades.

Durante a visita, o ministro conheceu um pouco da estrutura de unidade, ouviu demandas e conversou com servidores da instituição. “Nós estivemos aqui na Casa de Custodia de São José dos Pinhais e pudemos ver um bom nível do sistema de acompanhamento dos presos. É muito importante este contato com os servidores locais, regionais e da ponta, para que possamos conhecer as boas práticas e as necessidades, para que possamos avaliar possíveis investimentos”, disse.

Planejamento e integração foram os temas pautados pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, durante a visita do ministro na Casa de Custódia. “Estamos trabalhando em cooperação e está dando certo. O Depen está assumindo carceragens que estavam sob os cuidados da Polícia Civil e com isso, cada um exercendo a sua função, a gente vai conseguir criar uma boa sinergia, que seja eficiente ao Sistema Prisional e, consequentemente, à segurança pública de modo geral”, destacou.

O diretor do Depen, Francisco Caricati, apresentou à comitiva os principais projetos voltados à ressocialização de presos no Paraná e também falou sobre o combate às facções criminosas. De acordo com ele, projetos de incentivo ao estudo e trabalho são ações importantes neste processo.

"Avançamos muitos nos últimos anos com a retirada de presos em delegacias, inaugurações de novas unidades penais, profissionalização do servidor penitenciário e investimento em projetos que possibilitam a ressocialização por meio do estudo e do trabalho", afirmou Caricati.

Segundo o diretor da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, Samuel Moreira, a visita do ministro foi importante aos servidores. “Para a Polícia Penal, nossos agentes penitenciários e todos os servidores administrativos do quadro do Depen, esse momento corrobora bastante com o aspecto social e humanitário que buscamos em nosso trabalho”, declarou.

EXPOSIÇÃO - O Ministro também esteve presente em uma mostra que expôs produtos produzidos por presos nas penitenciárias de todo o Estado, realizada nas dependências da Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. No local, ele visitou ainda o estande com armamentos utilizados pelos grupos especiais que atuam no sistema penitenciário.

HONRA AO MÉRITO - O ministro André Mendonça entregou ainda o Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a profissionais de segurança pública do Paraná que se destacaram no cumprimento de suas funções. Receberam a honraria pelo Departamento Penitenciário do Estado o coordenador regional do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto, e a esposa do agente penitenciário Thiago Borges de Carvalho, morto em serviço em 2016.

COMITIVA MJSP - Acompanharam o ministro o secretário nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o secretário de Operações Integradas, Jeferson Lisbôa; o secretário de ensino em Segurança Pública, Joselio de Souza; a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio; o diretor de Inteligência, Thiago Marcantonio Ferreira; e o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Souza Barradas.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o deputado federal Sargento Fahur, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, Sivanei de Almeida Gomes, o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira, o coordenador regional do Depen, em Curitiba, Jeferson Walkiu, o assessor de segurança do Depen, Alisson Andrade, o coordenador regional do Depen, em Ponta Grossa, Maurício Ferracini, o diretor da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, Samuel Moreira e o chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod) do Depen do Paraná, Boanerges Silvestre Boeno Filho.