Mais de 90 cursos estão à disposição de presos com tornozeleira para remição de pena 11/11/2019 - 11:30

Mais de 90 cursos online, de diversas áreas, estão disponíveis para egressos e presos com tornozeleira eletrônica para remição de pena após a conclusão, na sala multiuso do Patronato Penitenciário. Parceiro do Instituto Mundo Melhor (IMM) e do Escritório Social de Cascavel no projeto, a entidade é responsável pelo local, que também pode ser usado pela comunidade em geral.

Educação fiscal; Legislação e políticas públicas de inclusão; Fala Fácil! Técnicas de comunicação eficaz; Escola x família: Estratégias para uma parceria eficaz; Desenvolvimento infantil; Educação psicomotora; Ergonomia empresarial e Gerenciando o seu dia a dia são alguns dos muitos cursos na modalidade de Educação à Distância (Ead) ofertados nesta parceria.

“É de grande importância que os egressos e demais atendidos aprimorem suas habilidades para, assim, executarem funções especificas que são demandadas pelo mercado de trabalho”, afirma o diretor do Patronato, Rubens Cabrera. A inscrição, para os presos, é feita em módulos com cursos que abrangem o mesmo tema, com diferentes cargas horárias totais.

“Os interessados, atendidos pelo Escritório Social, devem comparecer ao local para efetivar a matrícula e ter acesso aos cursos”, explica o pedagogo do Patronato Penitenciário, Márcio Issler. Segundo ele, uma vez concluído o módulo, ele recebe recebe redução de pena. 

O benefício de um dia a menos de pena é concedido a cada 12 horas de estudo concluído. Para Issler, o estudo e a profissionalização são importantes instrumentos de resgate aos direitos e à cidadania, se apresentando como uma oportunidade.

Para o responsável pelo Escritório Social, Sérgio Vicente, os cursos são uma grande oportunidade de profissionalização e capacitação. “O projeto objetiva desenvolver a Inclusão Digital ajudando os egressos do sistema penitenciário e monitorados a serem reinseridos na sociedade, por meio da qualificação profissional”, explica.

Além disso, os computadores do Patronato dão acesso aos serviços online do Governo, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, entre outros. O espaço, que foi inaugurado em setembro, em uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Casa Civil, fica no segundo piso do Terminal Rodoviário de Cascavel.

GALERIA DE IMAGENS