Mais de 4 mil presos participam de atividades da Semana Cultural em todo o estado 27/09/2019 - 11:32

Atividades de Literatura, música, xadrez, teatro, customização em costura, entre outras, que ocorreram em em diversas unidades durante a Semana Cultural de 2019, tiveram a participação de 4.457 presos. Promovido anualmente pelo Setor de Educação do Departamento Penitenciário (Depen), as ações culturais aconteceram no mês de agosto, e contaram com a parceria de várias instituições e muitos voluntários.

Além do que já foi citado, os custodiados também puderam ter contato e aprender um pouco mais sobre sustentabilidade e meio ambiente, religião e a importância de dizer não às drogas. Em Londrina, as mulheres da Cadeia Feminina, trabalharam com a obra "A Hora da Estrela: por que as mulheres brilham", da escritora Clarice Lispector.

Outro destaque na Literatura, que teve a participação de alunos leitores inseridos no Programa Remição pela Leitura, deu-se com a participação do mediador de leitura Francisco Lobo, através de uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que promoveu Rodas de Leitura no Complexo Penitenciário de Piraquara.
 
Durante a Semana, houve premiação de produções de contos e poesias. Algumas unidades também contaram com exposições de materiais, como desenhos, produzidos por estudantes presos que participam de projetos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

Além da FCC, as atividades foram desenvolvidas com o apoio da Faculdade de Pinhais (FAPI), Instituto de Ensino Superior (ISE), Comunidade Cristã ABBA, além de escritores e coaches de todo o estado. Entre os palestrantes, participaram a psicóloga e terapeuta Olinda Guedes sobre a temática Constelação Familiar - Histórias de Vida e Superação de Desafios; palestra com a poetisa paranaense Adélia Maria Woellner; Diálogo Literário, o professor Tede Camacho, além de palestras motivacionais.

GALERIA DE IMAGENS