Livro com poemas e desenhos de presos é lançado no Paraná 27/10/2020 - 16:17

O Departamento Penitenciário do Paraná em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná lançaram o livro Almas Livres, que traz poesias e desenhos de presos do sistema prisional paranaense. A cerimônia de lançamento foi realizada na última semana de forma virtual, por videoconferência.

Ao todo, o livro conta com 20 poesias e cinco desenhos, que venceram um concurso literário e de desenho realizado no sistema prisional paranaense em 2018, e que contou com a participação de 414 inscritos. As melhores obras foram selecionadas em etapas regionais e estadual e agora foram publicadas em formato de livro.

Segundo o diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati, o Depen tem redobrado esforços para atender o maior número de detentos nos programas da educação e, "iniciativas como essa, contribuem para proporcionar aos detentos, oportunidades reais de mudar de vida após a saída do sistema prisional”, destacou Caricati.

 “É um grande prazer participar dessa iniciativa, pois acreditamos que a arte, a cultura, e principalmente, a literatura, têm o poder de transformar pessoas, por isso a publicação desse livro é a concretização daquilo que acreditamos, uma forma de dar voz a todas as pessoas”, enfatizou a diretora da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Ilana Lerner.

“Essa é uma construção maravilhosa, com grande potencial de humanização e crescimento para os participantes. A arte é uma forma de o preso visualizar a sua liberdade, são esses sonhos que sustentam a sua existência”, afirma o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Paraná, o desembargador Ruy Muggiati.

O responsável pelo setor de educação do Depen, Ismael Meira, destacou a importância deste livro para as pessoas privadas de liberdade, transformando cárcere em centro de reintegração social por meio da educação, e desta forma, proporcionar oportunidade para que as pessoas voltem melhores ao convívio social.

O evento virtual de lançamento contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Estadual do Paraná, Secretaria de Cultura, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e Biblioteca Pública do Paraná, os CEEBJAS – Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos e, em especial, algumas pessoas privadas de liberdade vencedoras do Concurso.

GALERIA DE IMAGENS