K9 da Polícia Penal é tema de aula inaugural de medicina veterinária em Guarapuava 18/03/2025 - 15:54
Na noite desta segunda-feira (17), os universitários do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Campo tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Setor de Operações Especiais com uso de cães (SOE K9), da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em operações de segurança.
A participação especial do policial penal Levindo Custódio Junior ocorreu a convite do professor e coordenador do curso, Helton Felipe Stremel, que também atua como responsável técnico e supervisor da clínica-escola de Medicina Veterinária RealVet. A atividade fez parte da aula inaugural do curso e proporcionou aos alunos um contato direto com a atuação dos cães policiais em atividades operacionais.
Durante a exposição, o policial demonstrou diversas técnicas de adestramento utilizadas no treinamento dos cães, evidenciando a importância do trabalho desses animais no combate ao crime. Ele destacou como os cães policiais desempenham um papel fundamental em operações conjuntas com outras forças de segurança, auxiliando na busca por ilícitos e na proteção de agentes e da sociedade.
“Trabalhar com cães em operações de segurança é uma missão que exige dedicação, disciplina e, acima de tudo, respeito aos animais. E ter a oportunidade de apresentar esse trabalho para os futuros médicos veterinários é extremamente enriquecedor, pois permite que eles compreendam a importância da saúde, do bem-estar e do treinamento adequado desses animais”, explica o policial penal Levindo Custódio Junior.
Além das explicações teóricas, os estudantes puderam acompanhar, na prática, uma simulação de busca por substâncias ilícitas, observando de perto a precisão e a eficiência dos cães treinados. A interação direta com os animais e o conhecimento transmitido pelo policial enriqueceram a experiência dos futuros médicos veterinários, ampliando sua compreensão sobre a importância do manejo e do treinamento adequado desses cães para a segurança pública.
A doutora Moana Rodrigues França, professora na Instituição, destacou que “a aproximação entre a medicina veterinária e o setor de treinamento de cães policiais da PPPR desperta o interesse dos alunos e ressalta a importância do conhecimento sobre comportamento animal no manejo e bem-estar desses cães. Esse intercâmbio fortalece a valorização do animal como membro ativo da sociedade e contribui para o reconhecimento de sua natureza senciente, incentivando o respeito não apenas aos animais, mas também aos profissionais e setores que dedicam seu trabalho ao seu cuidado e desenvolvimento”, explicou.