Governo do Paraná inicia demolição da carceragem em Cascavel 23/12/2016 - 16:16

O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (23) a demolição da carceragem da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, localizada no centro da cidade e que já está esvaziada. O governador esteve no município e, com uma retroescavadeira, deu início simbólico à operação, começando pela derrubada do muro. “É uma grande notícia para a cidade de Cascavel, uma ação que atende a uma forte demanda, talvez a maior demanda neste momento, que me foi apresentada no início do ano”, disse Richa.

Os 500 presos que estavam no local já foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). “Essa marretada simbólica significa o fim da carceragem da delegacia, ou seja, de agora em diante não teremos mais o abrigo de detentos nestas instalações”, disse Richa. “Diante da preocupação e angústia dos cidadãos, que há muitos anos conviviam com este cadeião no centro da cidade, muitas vezes superlotado, abrigando detentos de forma desumana, me sensibilizei e garanti que ainda neste ano faria a transferência, tão logo ficassem prontas as obras de reconstrução da Penitenciária Estadual de Cascavel”.

A Penitenciária Estadual de Piraquara teve 80% de suas instalações destruídas em uma rebelião de presos, em 2014. Nesta semana está sendo finalizada a obra de reforma. Com a conclusão, a PEC volta a atuar com 100% da sua capacidade, abrigando 1.108 detentos. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) está fazendo remanejamento de pessoal para atender a penitenciária.

“A delegacia era um verdadeiro barril de pólvora”, afirmou o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno. Ela não oferecia tanta segurança, porque era uma obra antiga e corríamos sempre o risco de rebeliões, fugas. Ao lado da delegacia, só atravessar a rua, tem o Colégio Estadual Wilson Jofre. Por todos os lados está cercada por comércio, prédios, residências”, disse ele.

PRIMEIRO PASSO – O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, explicou que existe um programa de investimento de R$ 140 milhões, para 14 unidades prisionais e abertura de sete mil vagas no sistema prisional. “Esse é o primeiro passo de vários. Vamos repetir este ato em todas as unidades da Polícia Civil que têm presos. É o tratamento mais adequado, a unidade prisional tem um sistema de segurança melhor”, disse o secretário.

PREPARADA – O diretor-geral do Depen, delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, lembrou que a reivindicação de Cascavel pela remoção do cadeião é de mais de 30 anos. “Entrei na unidade agora para verificar as condições precárias que, felizmente, são deixadas de lado. Lugar de preso é na penitenciária”, afirmou Cartaxo.

A Penitenciária Estadual de Cascavel, segundo ele, foi integralmente recuperada, um investimento de quase R$ 2 milhões. “Hoje está preparada para receber os presos que lá já estão e ainda temos folga de capacidade que poderá, em breve, atender algumas delegacias da região”, disse ele.

De acordo com o delegado-titular da 15ª Subdivisão Policial, em Cascavel, Adriano Choffi, a partir de agora, os suspeitos que forem detidos em flagrante e por mandado de prisão serão encaminhados após poucos dias para a PEC. “Nas três celas da delegacia, os presos ficarão apenas de passagem, por quatro ou cinco dias”, informou o delegado.

GALERIA DE IMAGENS