Familiares e presos se reúnem em festa de Natal, em Marechal Cândido Rondon
17/12/2019 - 14:20

Presos da Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, participaram de uma festa de Natal promovida pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), pela Pastoral Carcerária da Igreja Católica e pelo Conselho da Comunidade do município. O evento, que reuniu mais de 100 pessoas entre voluntários e representantes das instituições e aconteceu no último domingo (15/12), reuniu detentos e familiares.

Por ser um evento de caráter religioso, o pároco da cidade, padre André Boffo Mendes, e representantes da Pastoral Carcerária falaram sobre a data e os valores cristãos. “Ao longo deste ano, durante o trabalho que semanalmente desenvolvemos na unidade, sentimos a necessidade de celebrar o Natal de forma diferente, unindo os presos aos seus familiares. Juntamente com o Conselho da Comunidade e o Depen, pudemos realizar esse momento tão importante”, afirmou o padre André Boffo Mendes.

Reunir os presos a seus familiares foi a missão do evento. “O Departamento Penitenciário permite que, em datas festivas, haja uma reaproximação e, em alguns casos, a aproximação dos internos com os familiares. O Natal é a data que isso mais acontece, porque familiares que não costumam visitar os presos durante todo o ano, vêm para esta festa, embalados pelo espírito natalino”, afirmou o coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia.

Segundo ele, as festas também são importantes para fazer regenerar nos presos o clima de paz, reconciliação e recomeço. “Esse é o momento que a gente usa para tentar plantar nos detentos a semente da ressocialização”, destacou o coordenador. No evento, além do momento de reflexão religiosa, ao lado dos familiares, os presos também tiveram a oportunidade de confraternizar.

Uma equipe voluntária trouxe música ao vivo e vários parceiros, de instituições públicas e da iniciativa privada, auxiliaram com a doação de alimentos que fizeram parte da ação. Ao final do evento, as crianças que participaram receberam presentes com a visita surpresa do Papai Noel. Para o coordenador regional, as parcerias que fizeram mais este evento acontecer fortalecem um trabalho positivo que é o objetivo do Sistema Penitenciário.

Para que todos os presos pudessem participar da ação, os voluntários dividiram os grupos por horários. Aos agentes penitenciários da unidade, coube a responsabilidade com relação à movimentação dos presos, da revista dos familiares e da segurança do evento. Para o presidente do Conselho da Comunidade de Marechal Cândido Rondon, Itamar Dall' Agnol, são ações como essa, que vão integrar o preso à sociedade.

“O Depen faz um trabalho de dois lados: tem que cuidar dos presos e, na hora da necessidade, contê-los, mas por outro lado, permite que o Conselho e a Igreja, possam proporcionar ações como essa grande confraternização. A ressocialização faz parte do trabalho de todos. Mas o objetivo maior, é fazer com que o preso consiga entender que fora do crime ele também pode ter oportunidades”,  explicou Dall’ Agnol.

“Sempre pensamos no egresso, naquele que vai voltar à sociedade. Muitas pessoas têm preconceito com a população carcerária e se esquecem que o preso é um ‘irmão’, [como dizemos no viés religioso], que errou e vai voltar para a sociedade, então quando ele voltar, que tipo de irmão nós queremos? trabalhamos muito isso e incentivamos praticas que possam ajudar essas pessoas”, completou o padre André.