Faculdade de Pinhais doa livros ao Complexo Penitenciário de Piraquara 13/12/2016 - 00:30

O Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu uma nova doação de livros, para o projeto Remição de Pena pela Leitura, que é realizado com os detentos. Foram doadas cerca de 150 obras pela Faculdade de Pinhais (Fapi), que promoveu um trote solidário para a arrecadação.

Os títulos foram entregues no último dia 8 pela coordenadora e professora do curso de Direito da instituição de ensino, Mariel Muraro; a professora de Direito Thais de Oliveira Lima; e a estudante Cristiana Márcia. As docentes aproveitaram a oportunidade para conhecer a Casa de Custódia de Piraquara e presenciar o funcionamento do projeto na prática.

Para a professora responsável pela equipe do projeto Remição pela Leitura, Agda Cristina Ultchak, é extremamente importante renovar o acervo das bibliotecas. “E só conseguimos isso por meio das campanhas permanentes para arrecadação dos livros, porque eles acabam se desgastando, páginas caem, então sempre precisamos de livros novos”, comentou.

FUNCIONAMENTO – O projeto Remição pela Leitura foi criado em 2012 no Paraná e tem como objetivo ajudar a desenvolver o conhecimento das pessoas privadas de liberdade a partir de obras literárias com conteúdos que instiguem e provoquem mudanças nos leitores. O projeto é reconhecido nacional e internacionalmente.

No início de todo mês, todos os detentos alfabetizados das unidades prisionais do Paraná, podem escolher uma obra para leitura e posteriormente elaborar um resumo ou resenha. Se atingir a média 6,0 o preso pode reduzir quatro dias da pena por livro lido, sendo que o limite é de uma obra por mês. No total, participam do projeto de 14% das pessoas privadas de liberdade, que são cerca de 19 mil em todo o Estado.

DOAÇÃO – A campanha de doação para o projeto é permanente. São aceitos livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance e outros gêneros, exceto livros didáticos, enciclopédias e revistas. Os livros devem ser entregues diretamente nas unidades penais ou na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (sala do Núcleo de Comunicação – Rua Deputado Mario de Barros, 1.290 – 4º andar – Centro Cívico – Curitiba).

GALERIA DE IMAGENS