Evento online celebra os 112 anos do sistema penitenciário paranaense 22/09/2020 - 17:00

O sistema prisional do Paraná completou nesta semana 112 anos de existência, por isso, em comemoração a data, um evento online foi organizado para contar essa história. Nos dias 23 e 24, às 14 horas, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) realiza uma imersão na história prisional por meio de palestra e contação de histórias.

“Apesar do momento difícil que estamos vivendo não podemos deixar passar em branco essa data, afinal são 112 anos de história. Uma história que passou por grandes modificações e avanços ao longo do tempo e que não deve ser esquecida”, afirma do diretor do Depen, Francisco Caricati.

“Organizar o evento esse ano não foi apenas um desafio, mas uma oportunidade de ampliar o acesso de servidores e da própria comunidade a nossa história. Todos os anos a escola organiza os eventos de comemoração que, geralmente são realizados na sede, em Curitiba. Agora com o evento online conseguiremos atingir todas as nossas regionais e a quem mais tiver interesse, proporcionando assim um maior acesso”, explica a diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Marilza Hack.

EVENTO - O primeiro dia do evento será destinado a abertura oficial que contará com a presença do diretor do Depen e da diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário. Em seguida, haverá uma palestra do professor Clóvis Gruner, da Universidade Federal do Paraná, que falará sobre o surgimento do sistema prisional e o contexto histórico.

Já o segundo dia do evento será destinado a contação de histórias que será apresentada por servidores do Depen, aposentados e ativos, que vivenciaram ou ouviram causos nas prisões paranaenses. A contação também trará um pouco mais do período histórico em que surgiram as prisões no país.

Para participar, os interessados devem acessar a plataforma Webconf, através do link https://www.webconf.pr.gov.br/b/esc-4md-6et . O evento é gratuito.

LINK PARA PARTICIPAR: https://www.webconf.pr.gov.br/b/esc-4md-6et

Programação:

23/09 - 14 horas
•    Abertura
•    Dr. Francisco Caricati
•    Marilza Hack
•    Palestra: Professor Clóvis Gruner - O Surgimento do sistema prisional e o contexto histórico

24/09 - 14 horas
•    Abertura: Edevaldo Miguel Costacurta
•    História Contada 1: Felis Russi Filho - O período histórico: a Monarquia e o Sistema Prisional
•    História Contada 2: Marcelo Leôncio de Lima Bueno - O resgate recente das histórias da PPC na RPC
•    História Contada 3: Carlos Alberto de Carvalho (CPAI) - As histórias do semiaberto