Evento no Presídio Feminino discute maternidade 30/05/2016 - 08:49

Cerca de 250 mulheres custodiadas no Presídio Central Estadual Feminino (PCEF), localizado na Região Metropolitana de Curitiba, participaram na última semana do evento "Mães brasileiras, mães africanas, mães que lutam por seus filhos".

A ação organizada por professoras do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Mário Faraco tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade na perspectiva da maternidade.

Segundo a diretora da unidade feminina, Cinthia Mattar Bernardelli Dias, o intuito é trabalhar questões que fazem parte da realidade das mulheres encarceradas. "A ideia é conscientizá-las sobre a importância da figura da mãe no seio da família, não somente como progenitora, mas também em todas as demais atribuições impostas pela vida e pela sociedade", comenta.

EDUCAÇÃO – A ação marca a finalização de um projeto interdisciplinar realizado no presídio feminino sob a coordenação das professoras Alexina Ferreira e Tânia Corrêa Valente. As professoras trabalharam o conceito do amor materno, simbolizado na figura de bonecas da cultura africana, chamadas Abayomi, que são confeccionadas pelas próprias presas.

ATIVIDADES CULTURAIS – Várias atividades culturais foram desenvolvidas ao ar livre, no pátio da unidade. Apresentações de coral, poemas, músicas e capoeira, com a participação de artistas convidados e das próprias detentas. O evento contou também com a participação voluntária do grupo de teatro da Igreja Batista Nacional com a peça “Os dois Reinos”.

GALERIA DE IMAGENS