Evento de Capacitação para Comunicação Efetiva nas Entrevistas Exploratórias e Investigativas 30/08/2024 - 17:09

A Polícia Penal do Paraná participou, nesta sexta-feira (30), do primeiro de uma série de quatro encontros voltados para a capacitação de seus policiais na área de Comunicação Efetiva, com foco em Entrevistas Exploratórias e Investigativas. O objetivo geral do evento é proporcionar conhecimentos sobre os recursos para identificar a verdade, a mentira e a dúvida, utilizando uma ampla gama de técnicas e métodos, entre eles a análise da congruência e da incongruência da comunicação, a partir da compreensão dos aspectos emocionais e suas expressões nas ações verbais e não verbais.

"Capacitar nossos policiais penais é um investimento essencial para que a instituição continue a atuar com excelência. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a segurança pública e a integração das forças policiais," afirmou a Diretora-Geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Diretoria de Inteligência da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Psicólogo e Perito Oficial Criminal Alaor Cardoso, da Polícia Científica do Paraná. Durante o primeiro encontro, os participantes foram nivelados em conhecimentos essenciais sobre o tema, preparando-se para o aprofundamento nos próximos três encontros. A importância de entender a ciência por trás da identificação de mentiras, da memória e da criação de falsas memórias foi destacada como fundamental para a condução de entrevistas que possam gerar resultados eficazes nas investigações.

O ciclo de capacitação visa não apenas a instrumentalização técnica dos policiais penais, mas também o desenvolvimento de uma maior sensibilidade para os aspectos emocionais que envolvem a verdade, a mentira e a dúvida durante as entrevistas no âmbito da PPPR.

João Paulo Schlemper, Diretor de Segurança da PPPR, se pronunciou no evento salientando a importância das parcerias realizadas entre as forças de segurança. "Nos últimos anos, percebemos a relevância desse diálogo direto com as pessoas privadas de liberdade, e essas técnicas assertivas trazem muitas informações valiosas para os nossos policiais na tentativa de desmantelar o crime dentro e fora das prisões."

Alaor Cardoso, Psicólogo e Perito Oficial Criminal, vê essa palestra como parte de um processo contínuo que começou em 2009, quando ingressou no Instituto de Criminalística do Paraná, agora chamado Polícia Científica do Paraná. "Durante todo esse tempo, em alguns eventos pela instituição e outros por iniciativa própria, realizei palestras e capacitações nas diversas forças policiais do Paraná com o objetivo de compartilhar conhecimentos que pudessem ser aplicados às práticas policiais e os conduzissem na direção da excelência pessoal e profissional. A Polícia Penal do Paraná está de parabéns por investir nos seus policiais e, ainda, permitir a participação de outras forças policiais, posicionando-se como eixo de integração das diversas forças. Temos aqui, além da PPPR, a participação da Polícia Civil e da Polícia Científica do Paraná. Sinto-me honrado por ser escolhido para essa missão", enfatizou.

O sucesso do primeiro encontro marca o início de um ciclo de aprendizado que promete melhorar ainda mais a abordagem dos policiais penais nas entrevistas exploratórias e investigativas dentro e fora das unidades penais.

GALERIA DE IMAGENS