Evento da Polícia Penal conscientiza mulheres sobre o câncer de mama, em Cascavel 31/10/2024 - 14:55
O salão verde da Sociedade Rural de Cascavel foi palco, ontem (30), de um evento especial de conscientização e prevenção do câncer de mama promovido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR). Com foco no movimento Outubro Rosa, a ação reuniu cerca de 60 participantes, incluindo servidoras da PPPR, professoras que atuam no sistema prisional local e convidadas.
O encontro contou com uma palestra informativa da médica e cirurgiã oncológica Tariane Foiato, que destacou a importância dos cuidados regulares, como o autoexame, e a realização de exames de rotina para a detecção precoce da doença. “O câncer de mama tem uma tendência a se desenvolver quando a mulher está com idade entre 40 e 50 anos. É nesse momento que ela precisa começar a ter mais atenção. Procurar um oncologista ou um ginecologista pode orientar nos exames, principalmente a mamografia, para um diagnóstico eficaz. Ainda existem outros exames que podem ajudar no rastreio da doença, mas vale muito cuidar com a prevenção”, afirmou a especialista.
Após a palestra, duas mulheres compartilharam suas experiências pessoais. Uma delas foi Lucia Massucatto, servidora da PPPR, que recentemente passou pelo tratamento contra o câncer de mama. Em seu depoimento, Lucia ressaltou o valor dos exames regulares: “Hoje estou curada, pois sempre fiz os exames e tive o diagnóstico precoce, mas o tratamento não é fácil; precisa de muito apoio da família. Durante esse processo, conheci seis amigas e, infelizmente, todas elas não sobreviveram”, contou, emocionada.
Para o diretor regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, eventos como esse são essenciais para sensibilizar as servidoras do sistema prisional sobre a saúde e o autocuidado. “Além de ser uma doença silenciosa, é um problema que, se você não se cuidar, acaba sendo acometido. Nosso objetivo é trazer informação e testemunhos para sensibilizar nossas servidoras sobre a importância deste tema”, enfatizou.
O evento também contou com a participação do movimento Cascavel Rosa, formado por voluntárias dedicadas ao combate ao câncer. Em meio às atividades, as participantes puderam aproveitar um rodízio de pizzas doces e salgadas, interações e sorteios de brindes doados por empresas parceiras da Polícia Penal. Todas as presentes ainda receberam amostras de produtos cosméticos como lembrança.