Esporte e assistência médica marcam semana da saúde de Foz do Iguaçu 21/11/2019 - 18:10

A quarta edição da Semana da Saúde do Servidor do Trabalhador do Sistema Penitenciário de Foz do Iguaçu contou com corrida, voleibol e futebol, além das atividades de saúde e conscientização. Participaram das atividades cerca de 300 agentes e demais funcionários das unidades da regional. Todos eles puderam fazer testes rápidos e exames de sangue. Os servidores que competiram nos esportes e ficaram nas primeiras colocações foram premiados.

A semana da saúde tem sido realizada anualmente  e simultaneamente em todo o estado para os trabalhadores do Depen, como forma de incentivar e até promover a busca por uma saúde melhor. “Com a correria, muitas vezes esquecemos de buscar ajuda médica e ela serve para isso também, fornecer estes testes rápidos a todos”, afirmou o coordenador da regional, Marcos Aparecido Marques. De acordo com ele, a adesão aos esportes e às palestras marcaram os dias de feira.

“Os palestrantes discursaram sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), prevenção ao suicídio, entre outros assuntos importantes para a nossa área de trabalho”, explicou Marques. Com o apoio de agentes de saúde da 9ª regional da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), os servidores puderam passar por diversos exames rápidos (como os de DSTs) e preventivos (sangue e glicose, por exemplo), além de terem acesso aos profissionais para esclarecerem possíveis dúvidas.

“A experiência foi muito boa, porque os servidores têm a chance de novos contatos com o pessoal da saúde até para fazermos mais eventos e outras feiras”, afirmou o coordenador de Foz do Iguaçu.

A prática esportiva também agradou os participantes desta quarta edição da semana da saúde. “Foi um ponto marcante e inovador. Foram realizadas atividades de corrida, voleibol e futebol, todos com premiações, como medalhas e troféus”, ressaltou Marcos Marques.