Em Iporã, apenados da Cadeia Pública realizam cortes de cabelo e barba a assistidos pelo Lar dos Idosos 01/04/2024 - 16:52
A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Cadeia Pública de Iporã, estabeleceu uma parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Lar Beneficente Frederico Ozanam, também conhecida como o Lar dos Idosos, em Iporã, visando a prestação de serviços sociais. Como parte dessa colaboração, duas pessoas privadas de liberdade (PPL) daquela unidade estão oferecendo serviços de corte de cabelo e de barba aos idosos da instituição, que assiste atualmente a 21 homens e 19 mulheres. A primeira atividade entre os apenados e 16 idosos da instituição foi realizada neste sábado (30) e o objetivo é que, quinzenalmente, novas ações sejam feitas.
A iniciativa proporciona uma oportunidade valiosa aos apenados, que além de contribuírem positivamente para a sociedade, também oferecem aos idosos serviços de qualidade e cuidados especiais. Além disso, as atividades promovem a interação entre os custodiados, criando laços de solidariedade e contribuindo com a reintegração destes indivíduos à sociedade após o cumprimento de pena.
“Para a pessoa privada de liberdade, enquanto recolhida nos estabelecimentos penais do Paraná, é importante o desenvolvimento de atividades de capacitação profissional, de reinserção social e atividades que promovam uma contribuição para o meio social da qual ela está temporariamente segregada. Ações como esta em Iporã são de uma importância muito grande pois desenvolvem valores no apenado. Portanto, esses aspectos inerentes ao tratamento penal humanizado fazem a diferença na reconstrução social dessa pessoa que, em breve, voltará para o meio social”, explica o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.
Para o diretor da regional administrativa da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, é, também, de extrema importância, estar atento às necessidades dos idosos assistidos por entidades assistenciais. “É sempre prazeroso poder contribuir com uma instituição que necessita dessa atenção por parte de toda a sociedade. Além destes serviços, também precisamos estar presentes na rotina desse público que necessita da nossa atenção e carinho”, destaca.
“Essa parceria demonstra o compromisso da Polícia Penal com a reintegração social dos apenados e com assistências sociais para órgãos da sociedade de Iporã”, salienta o gestor da Cadeia Pública de Iporã, Marcelo Vilvert Lima.