Em Foz do Iguaçu, Penitenciária Estadual desenvolve projetos de ressocialização com o terceiro setor 05/06/2024 - 16:32

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III – Unidade de Progressão (PEF III-UP), localizada na região oeste do Paraná, firmou novas parcerias a fim de desenvolver programas de ressocialização e tratamento penal, que além de cumprir seu intuito legal, trazem relevância social e melhoram diretamente a vida das pessoas. Com apoio de instituições respeitadas como o Rotary International e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a PPPR segue na vanguarda de políticas públicas do tipo.

A primeira destas parcerias é o ‘Projeto Acessibilidade Cidadã’, desenvolvido com apoio do Rotary International, sedes de Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, que prevê a reforma de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e demais produtos desatinados à acessibilidade de pessoas com deficiências e necessidades, tanto momentâneas como permanentes.

Com seis pessoas privadas de liberdade devidamente implantadas, o projeto inciado há um mês já reformou 15 unidades de cadeiras de rodas, e estão na fila de espera para revitalização de outras 60 unidades. O projeto é custeado com subvenções do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu e a distribuição das cadeiras de roda e de banho fica a critério do Rotary. No local, funciona também uma oficina experimental de artesanato de decoração. A ideia é que haja aproveitamento de 100% da matéria-prima.

Para o diretor da Regional Administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, a busca por parcerias e projetos inovadores reflete o espírito de vanguarda da Polícia Penal do Paraná. “Com pouco mais de dois anos de criação da PPPR, foram estabelecidas parcerias com várias entidades públicas e privadas, aproximando a nossa instituição da sociedade, o que reflete diretamente na qualidade e efetividade do serviço prestado”, explica.

O projeto tem cunho permanente, sendo estabelecido local próprio no interior da Unidade de Progressão, com expectativa de ampliação do serviço prestado e atendimento de toda a demanda da parceria firmada.

A segunda parceria vem do trabalho em conjunto com o Senai, com o projeto ‘Carreta Cidadã’, que conta com apoio do Núcleo de Atenção a Pessoas Monitoradas (Nupem). Uma estrutura foi montada nas dependências da PEF III-UP com intuito de oferecer cursos com padrão de certificação própria para o ingresso no mercado de trabalho. O projeto itinerante iniciou os cursos de “Assistente Administrativo” e “Assistente Contábil”. São atendidas nesta fase 50 pessoas privadas de liberdade, o que além da certificação, oferecerá 160 horas de remição de pena. Os cursos têm duração média de trinta dias.

Anteriormente, foram formados 36 alunos no curso de “Eletricista Predial” e há previsão de novo ciclo de cursos em “Técnico de Refrigeração” para o próximo semestre.

“A ideia da parceira com o Senai é desenvolver um trabalho de ressocialização e qualificação que permita que o egresso tenha uma requalificação no mercado de trabalho, com formações relevantes e alinhadas com as demandas do mercado de trabalho local. Nosso atendimento engloba apenados nos diferentes regimes: fechado e semiaberto”, destaca o diretor do Nupem de Foz do Iguaçu, o policial penal Daniel Rodrigo da Silva.

A PEF III, ao ser convertida em Unidade de Progressão, transformou-se em um grande laboratório de desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tratamento penal e reinserção social, com foco no desenvolvimento de técnicas inovadoras e aplicação das metodologias tradicionais já comprovadas como eficientes. O diretor da unidade, o policial penal Stênio Couto, frisa a importância da inovação, sem deixar de lado estratégias tradicionais. “O trabalho em uma Unidade de Progressão é bastante desafiador. Há uma série de estratégias e abordagens utilizadas. Há setores de trabalho em que optamos por utilizar as ferramentas tradicionais, com gerenciamento direto e exclusivo do poder público. Há, também, os canteiros que são parcerias com o setor privado, com fábricas e manufaturas, e a novidade são essas parcerias com o terceiro setor. Embora sejam diferentes entre si, todas acabam por funcionar bem, pois tanto o projeto quanto a execução são baseados em saberes e experimentações comprovadamente eficazes”, enfatiza.

Com uma vasta gama de atividades desenvolvidas, parcerias, e compromisso social, a PEF III-UP está diretamente alinhada com a missão constitucional da Polícia Penal do Paraná, sem abrir mão de seu compromisso com a sociedade.