Em Curitiba, regional do Depen apresenta balanço e projetos executados em 2020 09/12/2020 - 13:30

A regional do Departamento Penitenciário do Paraná, em Curitiba, apresentou um balanço das ações e projetos executados em 2020 que trouxeram melhorias para o sistema prisional. Ao todo, foram 221 projetos executados pelas unidades prisionais e cadeias públicas em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

A apresentação que aconteceu nesta semana, na sede do Depen, contou a participação dos gestores das unidades penais e cadeias públicas ligados à regional. Entre os projetos executados estão demandas das áreas de segurança, saúde, educação, estrutura, gestão e qualidade de vida do servidor.

“Esse balanço é fundamental para que possamos avaliar o que conseguimos avançar durante o ano e o que ainda é preciso ser aprimorado. Os gestores estão de parabéns pela execução dos projetos que, sem dúvida, ajudaram a transformar a realidade desses espaços prisionais”, afirmou o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira.

“Ao longo do ano buscamos aperfeiçoar o atendimento prestado ao preso, assim como, buscar melhores condições de trabalho para os servidores que ali atuam. Conseguimos executar juntos um considerável número de projetos. Agora, a intenção é dar continuidade aos que estão em andamento e planejar novos desafios para 2021”, explicou o chefe da regional, Alisson Andrade.

Segundo Andrade, todas as unidades prisionais da regional conseguiram concretizar importantes melhorias, em destaque, estão as mudanças aplicadas em três carceragens que passaram a ser gestão plena do Depen e foram completamente restauradas sob a coordenação do gestor de cadeias públicas da regional, Marcos de Paula.

Nas penitenciárias as mudanças principais foram as estruturais e de segurança, como a ampliação das automatizações, por exemplo. Também foram implementados novos serviços, como a visita virtual, que possibilita o contato do preso com sua família nesse período de pandemia.

DESAFIOS - Além dos 221 projetos realizados, os estabelecimentos prisionais também atenderam as diversas demandas emergentes trazidas pela pandemia do novo coronavírus, tendo como resultado um dos mais baixos números de casos de Covid-19 entres os estados da federação.