Em Cascavel, apenados concluem curso de segurança no trabalho com máquinas e equipamentos industriais 10/10/2024 - 16:31
Nesta quinta-feira (10), 14 pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, concluíram o curso de NR-12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos industriais. A capacitação foi realizada em parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a empresa Gráfica Tuicial, que disponibilizou um técnico de segurança no trabalho para ministrar a atividade.
O curso teve como objetivo preparar as PPLs para operar de forma segura os equipamentos industriais da panificadora da unidade, onde são produzidos pães e outros insumos. O treinamento focou em aspectos essenciais da segurança do trabalho, como o funcionamento e o uso correto de máquinas, cuidados com a rede elétrica, instalação de dispositivos, sistemas de segurança, acionamento e parada de emergência, além dos procedimentos a serem adotados em situações de risco.
Com duração de oito horas, o curso combinou aulas teóricas e práticas, permitindo aos participantes aplicar os conhecimentos diretamente nos equipamentos. Ao final, todos receberam um certificado de conclusão, que poderá ser utilizado para a redução de pena e como qualificação profissional.
Thiago Correia, diretor regional da Polícia Penal do Paraná em Cascavel, reforçou o papel da educação no processo de reintegração social: “O conhecimento, além de previsto na Lei de Execução Penal como forma de redução da pena, é uma ferramenta importante de ressocialização, pois permite à pessoa privada de liberdade capacitação e oportunidades no mercado de trabalho, após o término do cumprimento da pena”, disse.
O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrete, destacou a relevância da capacitação para a reintegração social e segurança dentro da unidade: “A capacitação da pessoa privada de liberdade para a operação de equipamentos conforme os regramentos e normas estipulados pelos órgãos de segurança do trabalho é importante, tanto para a proteção dessa pessoa no desenvolvimento da atividade rotineira, a proteção da própria instituição, quanto para o conhecimento dessas pessoas, que poderão usar este curso após o cumprimento da pena”, afirmou.
O técnico de segurança no trabalho e instrutor do curso, Jeferson Fabiano Kuhn, ressaltou a importância do treinamento: “O treinamento sobre NR-12 é de extrema importância, pois engloba o uso consciente das máquinas industriais, os perigos que ocorrem no manuseio e os limites que devem ser respeitados. Também preparamos os participantes para situações de emergência e para manter a calma ao solucionar problemas”, contou.
Uma das PPLs que participou do curso ressaltou a importância da formação para sua reintegração ao mercado de trabalho: “É muito bom saber operar esses maquinários, pois aqui, eu vou pegando a experiência no canteiro de trabalho, para quando eu sair, eu já estar preparado para poder manusear lá fora qualquer um desses equipamentos em alguma indústria que eu venha a trabalhar”, finaliza.
A formação representa mais um passo no esforço da Polícia Penal do Paraná em promover a reinserção social e a qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade, contribuindo para sua reabilitação e para a segurança nas atividades laborais dentro das unidades prisionais.